Programação Web e Multimédia

/Programação Web e Multimédia
Programação Web e Multimédia 2019-10-29T17:25:29+00:00

Programação Web e Multimédia

ECTs

5

Carga Horária

35h – Horas de Contacto

Ano | Semestre

1ºAno | 1ºSemestre

Ramo

Dispositivos Móveis e Multimédia

Objetivos de Aprendizagem

  • O1. Perceber o funcionamento básico da Tecnologia Web.
  • O2. Compreender os princípios de desenho para a Web.
  • O3. Conhecer os fundamentos da Tecnologia Web, sua arquitetura e funcionamento.
  • O4. Conhecer padrões de desenho para a Web.
  • O5. Criar o protótipo de uma página Web interativa.

Conteúdo Programático

  1. Introdução
  2. Web e dispositivos
  3. Ubiquidade
  4. Aplicações
  5. Princípios de Design para a Web
  6. Ergonomia funcional
  7. Disposição e layout
  8. Fundamentos de Tecnologia Web
  9. Tecnologia web: HTML+CSS+Javascript
  10.  Arquitetura
  11. Padrões de desenho para a Web
  12. Fundamentos de Scripting e programação
  13. Comportamento dinâmico e interativo
  14. Projeto: Desenho Web Interativo
  15. Página web interativa

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nesta unidade curricular serão abordados conteúdos que permitam ao estudante conhecer os princípios de desenho para a Web. Iniciar-se-á a unidade curricular com conceitos introdutórios em relação à Tecnologia Web, aprofundando os mesmos com princípios de desenho para a Web, como a ergonomia funcional e alguns conhecimentos sobre layout e disposição de elementos. Serão depois expostos conceitos de Tecnologia Web, no que diz respeito à tecnologia base como HTML, CSS e Javascript, relacionados com a arquitetura de uma página web. Fundamentos de scripting e programação serão lecionados para que os estudantes adquiram conhecimentos no que diz respeito ao comportamento dinâmico e interativo que uma página web deve garantir. Estes conhecimentos serão posteriormente consolidados através do desenvolvimento de um Projeto de uma Página Web interativa.

Metodologias de Ensino (avaliação incluída)

A unidade curricular desenrolar‐se‐á numa dialética exposição e exemplificação dos conceitos abordados sempre procurando que o estudante tenha um papel ativo e central na aprendizagem. A unidade terá um forte cunho de computer-based learning, utilizando o computador e, naturalmente, software para programação e visualização dos conteúdos desenvolvidos, bem como dispositivos móveis que permitam perceber o desenvolvimento dos produtos no seu contexto final de apresentação. Pretende‐se desenvolver uma perspetiva de construção gradual de conhecimentos relacionando esta Unidade com as restantes do curso, quer as que ocorrem em simultâneo, quer desenvolvendo conhecimentos que venham a ser utilizados posteriormente noutras UC.

As atividades da unidade curricular serão coordenadas de modo articulado e criador de sinergias que permitam um desenlace mais produtivo e sustentado da elaboração do projeto.

 

Avaliação:

A avaliação será efetuada através de um exame escrito individual ou trabalho de investigação. Na classificação final, serão considerados elementos de avaliação contínua, tais como trabalhos (individuais ou em grupo).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos da Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia centrar-se-á na interatividade entre os vários agentes educativos, começando pelo docente e estendendo-se a todos os estudantes, envolvendo os mestrandos no processo de ensino aprendizagem de forma crítica e ativa. Com uma abordagem prática e utilizando sempre ferramentas tecnológicas inerentes às temáticas abordadas, espera-se que exista uma forte motivação e participação por parte dos estudantes nas atividades a desenvolver. Assim, utilizando metodologias ativas em que o estudante controla a sua aprendizagem e participa diretamente nela, estamos em crer que poderemos atingir os objetivos propostos de uma forma mais eficiente e aprofundada.

Dada a especificidade da unidade curricular e, como já foi referido, os equipamentos tecnológicos como o computador e os próprios dispositivos móveis para testagem das aplicações, serão uma constante na sala de aula. Deste modo procura-se, por um lado, trabalhar de forma prática e em contexto real de utilização, e por outro, estimular o trabalho autónomo dos mestrandos e desenvolver a sua criatividade e tomada de decisões

Com estas metodologias crê-se uma boa execução dos conteúdos programáticos e como consequência a consecução com sucesso dos objetivos da unidade curricular.

Bibliografia

Abreu, L. (2015). HTML 5 – 4ª Edição Atualizada e Aumentada. Lisboa: FCA.

De Jonge. Adrian (2012). jQuery, jQuery UI, and jQuery Mobile: Recipes and Examples (Developer’s Library). AddisonWesley Professional.

Nixon, Robin (2018). Learning PHP, MySQL & JavaScript 5e (Learning PHP, MYSQL, Javascript, CSS & HTML5). O’Reiilly.

Frisbie, Matt (2019). Professional JavaScript for Web Developers. Wrox.

Pilgrim, Mark (2010). HTML 5: Up and Running: Dive into the Future of Web Development. O’Reilly.

Remoaldo, P. (2011). CSS 3. Lisboa: FCA.

Sanders, B. (2012). Smashing HTML 5 – Técnicas para a nova geração da Web. Porto Alegre: Bookman