Computação Distribuída

/Computação Distribuída
Computação Distribuída 2019-10-29T17:04:13+00:00

Computação Distribuída

ECTs

5

Carga Horária

35h – Horas de Contacto

Ano | Semestre

1ºAno | 1ºSemestre

Ramo

Computação em Nuvem

Objetivos de Aprendizagem

  • O1. Analisar os requisitos dos sistemas de informação organizacionais atuais e a forma como podem ser endereçados, total ou parcialmente, por recurso a Cloud Computing e à computação distribuída.
  • O2. Explicar os conceitos e modelos fundamentais de Computação Distribuída e Cloud Computing.
  • O3. Identificar os principais parâmetros de avaliação de custos e benefícios na adoção de Cloud Computing e Computação Distribuída.
  • O4. Propor um plano de adoção de Cloud Computing e Computação Distribuída para organizações, que tenha em conta as questões fundamentais de segurança e privacidade, assim como as regulamentares.
  • O5. Consolidar os conhecimentos através do estudo de casos reais.

Conteúdo Programático

  1. Conceitos Básicos da história da virtualização.
  2. Infraestruturas de tecnologias da informação.
  3. Computação em nuvem.
  4. Centros de dados em híper-escala.
  5. Custo associados à computação distribuída.
  6. Segurança em computação distribuída.
  7. Processos em computação distribuída.
  8. Metodologias em computação distribuída.
  9. Processos de migração em computação distribuída.
  10. A computação.
  11. Armazenamento em computação distribuída.
  12. Rede em computação distribuída.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos (O1 a O5) e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem os conceitos e modelos de Cloud Computing (O1 e O2), os principais parâmetros de avaliação de custos e benefícios na adoção de Cloud Computing (O3) e os princípios a ter em conta no que toca a segurança, privacidade e questões regulamentares, na adoção no mundo real de Cloud Computing (O4 e O5).

Metodologias de Ensino (avaliação incluída)

Ensino expositivo e ativo (aprendizagem ativa) incluindo exposição participativa, dinâmicas de grupo e análise de casos.

As sessões destinar‐se‐ão à apresentação de um conjunto de conhecimentos que serão discutidos posteriormente, em grande grupo.

As atividades da unidade curricular serão coordenadas de modo articulado e criador de sinergias que permitam um desenlace mais produtivo e sustentado da elaboração do projeto.

Avaliação:

           A participação nas sessões (relevância e qualidade dessa participação) ;

           Resultados dos trabalhos em aula.

           Exame final/Trabalho de investigação

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos da Aprendizagem da Unidade Curricular

Com uma abordagem prática e utilizando sempre documentos ilustrativos das temáticas abordadas, espera­se que exista uma forte motivação e participação por parte dos estudantes nas atividades a desenvolver. Assim, utilizando metodologias ativas em que o estudante controla a sua aprendizagem e participa diretamente nela, estamos em crer que poderemos atingir os objetivos propostos de uma forma mais eficiente e aprofundada.

Dada a especificidade da unidade curricular, serão feitas algumas visitas de estudo a locais que possuam espólio histórico tecnológico ilustrativos dos conteúdos. Deste modo procura­se, por um lado, trabalhar de forma teórica a história da computação, e por outro, mostrar evidências materiais dos conteúdos, levando isso ao estímulo o trabalho autónomo dos mestrandos e desenvolver a sua compreensão sobre a causalidade daquilo que hoje encontram em termos tecnológicos.

Com estas metodologias crê-se uma boa execução dos conteúdos programáticos e como consequência a consecução com sucesso dos objetivos da unidade curricular.

Bibliografia

Dantas, M. (2015), Computação Distribuída de Alto Desempenho: Redes, Clusters e Grids Computacionais. Ferreira, M. (2017), Introdução ao Cloud Computing, FCA, Lisboa.

Gannon, D. (2017), Cloud Computing for Science & Engineering. MIT Press, Cambridge. Jackson, K. (2018), Architecting Cloud Computing Solutions. Packt, USA.

Neto, L. (2017), Análise de Cluster via Computação Distribuída: Aplicações de Algoritmos Paralelos. Novas Edições Académicas, Lisboa.

Puttini, R. (2013), Cloud Computing: Concepts, technology & Architecture. Prentice Hall, USA.

Rafaels, R. (2015), Cloud Computing: From Beginning to End. Createspace Independent Publishing Platform, USA. Schulze, L. (2018), Cloud Computing and Data Protection: A Review on the Technological Base of Cloud Computing and the Primary International Legislation, Including the … Protection Regulation of the European Union. Wolf Legal Pubns, England.