ISTEC 2017-07-27T15:47:04+00:00

Mensagem do Diretor

De acordo com os Estatutos do ISTEC - Instituto Superior de Tecnologias Avançadas (Anúncio nº 6466/2009, de 19 de agosto), a responsabilidade formal da elaboração do plano estratégico do Instituto é do Diretor do ISTEC, em forte articulação com a direção da entidade instituidora - o ITA - Instituto Tecnologias Avançadas para a Formação, Lda..

Este documento resulta, assim, da interseção das perspetivas do Diretor do Instituto e da Direção do ITA, ouvidos os órgãos do ISTEC: Secretário-Geral, Conselho Técnico Científico, Conselho Pedagógico, Comissão de Avaliação Interna e Provedor do Estudante.

Se tivermos em conta os 28 anos de vida do ISTEC, impõe-se uma constatação iniludível: a fidelidade ao projeto educativo original. Apesar da oferta educativa se ter adaptado à evolução tecnológica e ao contexto nacional e internacional, as tecnologias de informação constituíram sempre a única e exclusiva área de atuação. Temos de continuar nessa senda.

Procuramos, deliberadamente, elaborar um plano pragmático, que fugisse à tentação fácil de confundir objetivos com desejos.

Assumo que este plano estratégico constitui o referencial/guia mais importante do Instituto, e tudo farei para que a sua concretização, ao longo do horizonte temporal de cinco anos, seja uma realidade.

Naturalmente que não prescindimos do envolvimento de toda a nossa comunidade académica, sem exceções, rumo a um futuro que tem de contar com o ISTEC.

Lisboa, 31 de dezembro de 2015

José António da Silva Carriço

Diretor do ISTEC

 

Finalidade/Missão

O ISTEC, enquanto instituição de ensino superior de natureza politécnica, que ministra cursos exclusivamente na área das tecnologias de informação, tem como missão:

  • Contribuir para a valorização do potencial tecnológico dos recursos humanos do país;
  • Conceder um nível de formação superior orientado para o exercício de uma profissão nas áreas da informática e da multimédia;
  • Estimular a formação intelectual e profissional, bem como a mobilidade de estudantes e diplomados, tanto a nível nacional como internacional, designadamente tendo o espaço europeu como referência;
  • Contribuir para a prestação de serviços à comunidade, fundamentalmente, através do desenvolvimento de projetos, em regime de parceria, na área das tecnologias de informação;
  • Implementar, em departamentos criados para o efeito, práticas de investigação aplicada;
  • Promover e institucionalizar medidas tendentes à efetiva inserção profissional dos diplomados;
  • Criar, manter e promover um relacionamento efetivo e preferencial com o tecido empresarial e social, tanto a nível nacional, como na sua área geográfica de influência;
  • Participar em programas internacionais de mobilidade, preferencialmente, na área da aprendizagem;
  • Valorizar e contribuir para atividades de formação de docentes, investigadores e funcionários;

Garantir a permanente atualização dos conteúdos programáticos e enriquecer o conjunto de recursos de aprendizagem disponibilizados aos alunos, designadamente através da utilização da multimédia educacional e dos sistemas de comunicação e interação pedagógica online, tendo como objetivo aumentar a qualidade global do ensino ministrado e fomentar novas formas de interação pedagógica que, otimizando os tempos de aprendizagem de conhecimentos e aptidões fundamentais, favoreçam e estimulem a iniciativa dos alunos no sentido de criar um sistema de ensino baseado no desenvolvimento de competências.