Pós-Graduação

Realidade Virtual

Objetivos

O objectivo do curso é ensinar o desenvolvimento tecnológico a partir de gráficos computacionais detalhados, com o foco no conhecimento da tecnologia, o design de algoritmos eficientes e a solução de problemas da vida real. O curso aborda os novos desafios que surgiram na construção de modelos digitais e renderizações interativas utilizando hardware e dispositivos móveis, com aplicações em áreas como o design industrial, património cultural, medicina, design urbano, jogos e animação computacional. Também serão desenvolvidas competências específicas no desenvolvimento de aplicações e jogos, partindo da criação de mundos virtuais, criação e manipulação de objectos nesses mundos virtuais e adaptabilidade ao novo hardware óptico. Nestes objetivos também está incluido o desenvolvimento de competências na área da realidade aumentada.

Parceiro

Corpo Docente

Pedro Brandão

Diretor de Curso | Professor Coordenador

Sandra Gama

Coordenadora Técnica Professora Adjunta

Tiago Loureiro

Professor Assistente Convidaddo

Diogo Algarvio

Professor Adjunto Convidado (Orientador de Projetos)

Unidades Curriculares Obrigatórias

  • Apresentação da pós-graduação, unidades curriculares, objectivos, conteúdos programáticos, bibliografia, sistema de avaliação e funcionamento das aulas;
  • Conceitos teóricos sobre Realidade Virtual;
  • Imersão e Presença;
  • Tipos de equipamento para Realidade Virtual (HMDs, sensores, dispositivos vários);
  • Aplicações da Realidade Virtual no mundo (e.g., entretenimento, investigação, terapia, militar);
  • Introdução a Ambientes Virtuais;
  • Introdução à Programação em C#: Definição de Algoritmo, Programa e Lógica;
  • Aplicação dos conceitos apresentados anteriormente, através de trabalhos práticos.
  • Introdução à ferramenta que será utilizada no resto da pós-graduação (Unity3D);

  • Introdução aos diferentes elementos de ambientes virtuais tridimensionais (desde objectos 3D, câmaras, entre outros até animações e sistemas de partículas);

  • Introdução à ferramenta para a construção de ambientes virtuais (ProBuilder);

  • Utilização do Google VR SDK para o Unity3D para Google Cardboard;

  • Aplicação dos conceitos apresentados anteriormente, através de trabalhos práticos.

  • Programação para Realidade Virtual (utilizando C# em Unity3D);
  • Interactividade através de Triggers, sistema de eventos, Raycasting e CoRoutines;
  • Navegação através de NavMeshes e Pathfinding;
  • Integração de dispositivos de interacção (navegação, interacção com o ambiente virtual).
  • Técnicas de optimização de script programáticos (uso do Profiler);

  • Técnicas de Iluminação para ambientes virtuais;

  • Técnicas de optimização com base na oclusão de objectos (occlusion culling);

  • Aplicação dos conceitos apresentados anteriormente, através de trabalhos práticos.

  • Utilização do Oculus Rift;
  • Narrativa e definição de contextos;
  • Aplicação dos conceitos apresentados anteriormente, através de trabalhos práticos.
  • Projeto, aplicações.

Duração

9 Meses (incluindo período de exames)

Horas semanais

4/8

Tipo de Horário

pós-laboral (a partir das 20h00)

Frequência

Presencial

Início Próximo Curso

2019 (Outubro)

Valor da Inscrição

250€

Propina mensal

154€

Contactos

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istec@pos-graduacoes.pt
+351 218 436 670

Morada em Lisboa

Alameda das Linhas de Torres, nº 179
Campus Académico do Lumiar

Porto

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