Projeto “Knowledge over IP”

O projeto “Knowledge over IP”  é constituído por duas aplicações:

  • Aplicação desktop de produtividade para a elaboração de conteúdos de eLearning;
  • Aplicação Web que permite disponibilizar conteúdos organizados em cursos, inscrever alunos e registar a atividade desses alunos.

Ambas, além de serem utilizadas para a produção e publicação de conteúdos de eLearning do próprio Instituto, são disponibilizadas aos professores e alunos para que estes possam desenvolver, publicar e partilhar conteúdos desenvolvidos por si próprios.

Com a aplicação desktop podem ser desenvolvidos 4 tipos diferentes de conteúdos:

Diagrama Multimédia Interativo – Tipo de conteúdo constituído por um ou mais slides e em cada slide é possível definir um diagrama/imagem.

Sobre cada diagrama/imagem podem ser definidos um qualquer número de hotspots. Um hotspot é uma zona através da qual o utilizador pode interagir com a aplicação.

Com a publicação deste conteúdo, a aplicação gera um ficheiro html com o recurso a vídeo associado.

A execução deste ficheiro html num browser, permite visualizar este diagrama (ou a sequência de diagramas). Se o aluno posicionar o rato sobre a área do hotspot, o respetivo indicador muda de configuração para indicar que se trata de uma zona hotspot.

Quizzes – tipo de conteúdo destinado a permitir criar testes de autoavaliação. Neste momento, é possível definir dois tipos de perguntas:

  • Múltipla escolha (utilização de Radio buttons);
  • Resposta múltipla (utilização de Check boxes).

A cada pergunta é possível associar, ou não, um ou mais recursos. Podem ser associados um vídeo e/ou uma imagem e/ou um áudio.

Também aqui, com a publicação deste conteúdo, a aplicação gera um ficheiro html com os recursos associados.

Texto Multimédia Interativo – São páginas html que podem ter associado, de forma idêntica aos Diagramas Multimédia Interativos, a reprodução de vídeos e de documentos html, dentro do contexto da página.

Além disso, na criação da página, a formatação já está pré definida. O utilizador pode alterar esta formatação, mas, normalmente, limita-se a definir os elementos que quer integrar na página e a digitar o texto (ou utilizar a funcionalidade Copy/Paste).

Vídeo Interativo Este tipo de conteúdo permite a criação de apresentações em vídeo verdadeiramente interativas. Durante a projeção do vídeo, e a qualquer momento, podem ser inseridas labels com hotspots. Essas labels são o ponto de partida para que o utilizador possa explorar uma grande variedade de conteúdos complementares de natureza multimédia.