Licenciatura | Engenharia de Redes e Segurança Informática
Álgebra Linear e Geometria Analítica I
Área Científica
Matemática
Duração
Semestral
ECTS
6
Horas de Contacto Teórico Práticas
48h
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os principais conceitos de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Nomeadamente, deve compreender e ser capaz de:
- Compreender as estruturas algébricas e seus axiomas;
- Compreender e identificar corpo de números reais e complexos;
- Compreender e calcular equações: retas e planos cartesianos;
- Compreender e calcular aplicações lineares no plano;
- Compreender e calcular equações de cónicas;
- Compreender coordenadas polares e superfícies no plano.
Conteúdos programáticos
- Generalidades sobre estruturas algébricas
- Corpo de números reais
- Corpo de números complexos
- O que é a Geometria Analítica
- A Reta e o Plano Cartesiano
- Aplicações lineares no Plano
- Espaço tridimensional
- Cónicas
- Coordenadas Polares
- Superficies no Plano
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Esta unidade curricular visa dotar os alunos com conceitos e as técnicas que têm como objetivo desenvolver as capacidades de abstração e o raciocínio lógico-dedutivo, adquirindo algumas das técnicas base de Álgebra Linear e Geometria Analítica necessárias à sua progressão académica. Tendo em conta este objetivo geral, o conteúdo programático foi estruturado por forma a abordar todos os componentes de aprendizagem que contribuem para essa finalidade.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico.
Esta unidade curricular tem uma natureza teórico-prática. Esta vai ser dividida em módulos em que a parte teórica é desenvolvida através de apresentações feitas pelo docente, sendo incentivada a participação dos alunos e uma parte prática onde os alunos sobre a supervisão
do docente resolverão um conjunto de exercícios.
Poderão ainda ser utilizados outros materiais educacionais, nomeadamente recursos tecnológicos adequados ao ensino da matemática, tais como: vídeos tutoriais, manuais, links ou OER (Open educational resources).
Em suma, a metodologia de ensino e aprendizagem encontra-se consubstanciada nos princípios enumerados no modelo pegadógico de ensino do ISTEC (Aprendizagem Significativa, Motivação, Orientação, Interação, inclusão e Aprendizagem Centrada no Estudante).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
As metodologias de avaliação formativa, traduzidas na análise de questões e na resolução de exercícios práticos, garantem que os objetivos definidos, em termos de compreensão teórica e de capacidades práticas, serão alcançados pelos alunos que participem nessas atividades.
Bibliografia
Anton Howard, Rorres, Chris, Elementary linear algebra applications Version, Wiley, 11th Edition, , 2013
Blyth T.S. and Robertson E.F., Basic Linear Algebra”, SUMS, Springer-Verlag, New York, 2002.
Banchoff T.,Wermer J., Linear Algebra through Geometry”, UTM, Springer-Verlag, New York, 1983.
Hoffman, Kennet, Kunze, Ray, Linear Algebra, Prentice-Hall, 2th Edition, New Jersey, 1971
Mansfield Larry E.; Linear Algebra, With Geometric Applications, Marcel Dekker Inc, New York,1976
Monteiro, António, Álgebra Linear e Geometria Analítica, McGraw Hill, Lisboa, 2001
Stanley I. Grossman, Elementary linear algebra with applications, McGraw-Hill, 5th Edition, 2007
INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/