Licenciatura | Engenharia de Redes e Segurança Informática

Álgebra Linear e Geometria Analítica I

Área Científica

Matemática

Duração

Semestral

ECTS

6

Horas de Contacto Teórico Práticas

48h

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os principais conceitos de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Nomeadamente, deve compreender e ser capaz de:

  • Compreender as estruturas algébricas e seus axiomas;
  • Compreender e identificar corpo de números reais e complexos;
  • Compreender e calcular equações: retas e planos cartesianos;
  • Compreender e calcular aplicações lineares no plano;
  • Compreender e calcular equações de cónicas;
  • Compreender coordenadas polares e superfícies no plano.

Conteúdos programáticos

  1. Generalidades sobre estruturas algébricas
  2. Corpo de números reais
  3. Corpo de números complexos
  4. O que é a Geometria Analítica
  5. A Reta e o Plano Cartesiano
  6. Aplicações lineares no Plano
  7. Espaço tridimensional
  8. Cónicas
  9. Coordenadas Polares
  10. Superficies no Plano

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.

Esta unidade curricular visa dotar os alunos com conceitos e as técnicas que têm como objetivo desenvolver as capacidades de abstração e o raciocínio lógico-dedutivo, adquirindo algumas das técnicas base de Álgebra Linear e Geometria Analítica necessárias à sua progressão académica. Tendo em conta este objetivo geral, o conteúdo programático foi estruturado por forma a abordar todos os componentes de aprendizagem que contribuem para essa finalidade.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico.

Esta unidade curricular tem uma natureza teórico-prática. Esta vai ser dividida em módulos em que a parte teórica é desenvolvida através de apresentações feitas pelo docente, sendo incentivada a participação dos alunos e uma parte prática onde os alunos sobre a supervisão
do docente resolverão um conjunto de exercícios.
Poderão ainda ser utilizados outros materiais educacionais, nomeadamente recursos tecnológicos adequados ao ensino da matemática, tais como: vídeos tutoriais, manuais, links ou OER (Open educational resources).
Em suma, a metodologia de ensino e aprendizagem encontra-se consubstanciada nos princípios enumerados no modelo pegadógico de ensino do ISTEC (Aprendizagem Significativa, Motivação, Orientação, Interação, inclusão e Aprendizagem Centrada no Estudante).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.

As metodologias de avaliação formativa, traduzidas na análise de questões e na resolução de exercícios práticos, garantem que os objetivos definidos, em termos de compreensão teórica e de capacidades práticas, serão alcançados pelos alunos que participem nessas atividades.

Bibliografia

Anton Howard, Rorres, Chris, Elementary linear algebra applications Version, Wiley, 11th Edition, , 2013

Blyth T.S. and Robertson E.F., Basic Linear Algebra”, SUMS, Springer-Verlag, New York, 2002.

Banchoff T.,Wermer J., Linear Algebra through Geometry”, UTM, Springer-Verlag, New York, 1983.

Hoffman, Kennet, Kunze, Ray, Linear Algebra, Prentice-Hall, 2th Edition, New Jersey, 1971

Mansfield Larry E.; Linear Algebra, With Geometric Applications, Marcel Dekker Inc, New York,1976

Monteiro, António, Álgebra Linear e Geometria Analítica, McGraw Hill, Lisboa, 2001

Stanley I. Grossman, Elementary linear algebra with applications, McGraw-Hill, 5th Edition, 2007

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
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