Licenciatura | Engenharia Informática
Arquitetura de Computadores
Área Científica
Ciências Informáticas
Duração
Semestral
ECTS
4
Horas de Contacto Teórico Práticas
60h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:
- Compreender a organização e a arquitetura dos sistemas computacionais;
- Conhecer a estrutura e o funcionamento e compreender as várias funções dos sistemas operativos;
- Compreender as técnicas de representação e transmissão digital de informação multimédia e conhecer os principais sistemas de codificação utilizados;
- Conhecer e compreender a lógica dos sistemas de numeração e ter a capacidade para representar números em diferentes bases;
- Compreender as técnicas usadas nos sistemas computacionais para representar números inteiros e floating-point;
- Compreender a aritmética computacional e ter a capacidade para executar operações em binário;
- Conhecer os circuitos e as operações lógicas utilizados em sistemas digitais;
- Conhecer a arquitetura de hardware e software dos principais tipos de dispositivos computacionais móveis e respetivas plataformas;
- Conhecer a arquitetura de hardware e software de sistemas embedded;
- Compreender os conceitos associados às linguagens de programação e ao processo de criação e execução de programas;
- Conhecer as arquiteturas computacionais de cluster, grid e cloud computing.
PROGRAMA
- Breve história da computação
- Sistemas computacionais: arquitetura e organização
- Fundamentos de sistemas operativos
- Representação da informação digital
- Técnicas de representação de números
- Aritmética computacional
- Fundamentos de sistemas digitais
- Dispositivos e computação móvel
- Embedded systems
- Computadores e Linguagens
- Cluster, Grid e Cloud Computing. Introdução e visão geral
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Esta unidade curricular visa dotar os alunos dos conhecimentos que lhes permitam compreender a arquitetura e a organização dos vários tipos de sistemas computacionais, desde o mais simples dispositivo móvel até aos sistemas de computação em cluster. Tendo em conta este objetivo geral, o conteúdo programático foi estruturado por forma a abordar todos os componentes de aprendizagem que contribuem para essa finalidade.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
Esta unidade curricular tem uma natureza teórico-prática. Estão previstas 60 horas de contato. O tempo total de trabalho do aluno corresponde a 108 horas. A componente teórica desenvolvese através de apresentações feitas pelo docente, sendo incentivada a participação dos alunos. No final de cada ponto do programa, será apresentado um conjunto de questões através das quais os alunos poderão avaliar a sua compreensão dos temas abordados. A componente prática, sobretudo no que concerne aos objetivos 4, 5, 6 e 7, concretiza-se através de exercícios de aplicação a desenvolver na aula com a supervisão do docente.
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
As metodologias de avaliação formativa, traduzidas na análise de questões e na resolução de pequenos trabalhos práticos, garantem que os objetivos definidos, em termos de compreensão teórica e de capacidades práticas, serão alcançados pelos alunos que participem nessas atividades.
BIBLIOGRAFIA
Fundamental:
DELGADO, José & Carlos Ribeiro; Arquitetura de Computadores, FCA.
MARQUES, José Alves; Sistemas Operativos; FCA.
G. Arroz, J. Monteiro, A. Oliveira. (2009). Arquitetura de Computadores: dos Sistemas Digitais aos Microprocessadores – IST Press, 2ª Edição,
Complementar:
Monteiro, Mário A., (2008). Introdução à Organização de Computadores (Português do Brasil). Editor: Livros Técnicos E Científicos Editora
Weber, Raul F., (2008). Arquitetura de Computadores Pessoais – 2.ª Edição-Volume 6. Editor: Artmed Editora
Batista, Carlos (2015). Introdução aos Sistemas Digitais. Editor: FCA.
Dias, Morgado (2013). Sistemas Digitais – Princípios e Prática. Editor: FCA
Amaral, Acácio M. R. (2014). Sistemas Digitais – Princípios, Análises e Projetos. Editor: Edições Sílabo
Gouveia, José & Magalhães, Alberto (2011). Curso Técnico de Hardware. Lisboa: FCA
Patterson, David A., & Hennessy, John L., (2005). Organização e Projeto de Computadores – Interface Hardware / Software (3ª Edição) (Inclui Cd-Rom). Editor: Editora Campus
Gouveia, José & Magalhães, Alberto (2008). Hardware PC’s e Periféricos – Curso Completo. Editor: FCA
INTERNET:
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https://link.springer.com/