Licenciatura

Engenharia Multimédia

Área Científica

Ciências informáticas

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Arquitetura e Funcionamento dos Computadores

ECTS

4

Horas de Contacto

60h

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:

1. Compreender a organização e a arquitetura dos sistemas computacionais;
2. Conhecer a estrutura, o funcionamento e as várias funções dos sistemas operativos;
3. Compreender as técnicas de representação e transmissão digital de informação multimédia e conhecer os principais sistemas de codificação utilizados;
4. Conhecer e compreender a lógica dos sistemas de numeração e ter a capacidade para representar números em diferentes bases;
5. Compreender as técnicas usadas nos sistemas computacionais para representar números inteiros e floating-point;
6. Compreender a aritmética computacional e ter a capacidade para executar operações em binário;
7. Conhecer os circuitos e as operações lógicas utilizados em sistemas digitais;
8. Conhecer a arquitetura de hardware e software dos principais tipos de dispositivos computacionais móveis e respetivas plataformas;
9. Conhecer a arquitetura de hardware e software de sistemas embedded;
10. Compreender os conceitos associados às linguagens de programação e ao processo de criação e execução de programas;
11. Conhecer as arquiteturas computacionais de cluster, grid e cloud computing.

PROGRAMA

1. Breve história da computação

2. Sistemas computacionais: arquitetura e organização

3. Fundamentos de sistemas operativos

4. Representação da informação digital

5. Técnicas de representação de números

6. Aritmética computacional

7. Fundamentos de sistemas digitais

8. Dispositivos e computação móvel

9. Embedded systems

10. Computadores e Linguagens

11. Cluster, Grid e Cloud Computing. Introdução e visão geral

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

Esta unidade curricular visa dotar os alunos dos conhecimentos que lhes permitamcompreender a arquitetura e a organização dos vários tipos de sistemas computacionais, desde
o mais simples dispositivo móvel até aos sistemas de computação em cluster. Tendo em conta este objetivo geral, o conteúdo programático foi estruturado por forma a abordar todos os componentes de aprendizagem que contribuem para essa finalidade.

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

Esta unidade curricular tem uma natureza teórico-prática. Estão previstas 60 horas de contato.
O tempo total de trabalho do aluno corresponde a 108 horas. A componente teórica desenvolvese através de apresentações feitas pelo docente, sendo incentivada a participação dos alunos.
No final de cada ponto do programa, será apresentado um conjunto de questões através das quais os alunos poderão avaliar a sua compreensão dos temas abordados. A componente
prática, sobretudo no que concerne aos objetivos 4, 5, 6 e 7, concretiza-se através de exercícios de aplicação a desenvolver na aula com a supervisão do docente.
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados
elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

As metodologias de avaliação formativa, traduzidas na análise de questões e na resolução de pequenos trabalhos práticos, garantem que os objetivos definidos, em termos de compreensão teórica e de capacidades práticas, serão alcançados pelos alunos que participem nessas atividades.

BIBLIOGRAFIA:

Fundamental:
DELGADO, José & Carlos Ribeiro; Arquitetura de Computadores, FCA.
MARQUES, José Alves; Sistemas Operativos; FCA.
G. Arroz, J. Monteiro, A. Oliveira. (2009). Arquitetura de Computadores: dos Sistemas Digitais
aos Microprocessadores – IST Press, 2ª Edição,

Complementar:
Monteiro, Mário A., (2008). Introdução à Organização de Computadores (Português do Brasil).
Editor: Livros Técnicos E Científicos Editora
Weber, Raul F., (2008). Arquitetura de Computadores Pessoais – 2.ª Edição-Volume 6. Editor:
Artmed Editora
Batista, Carlos (2015). Introdução aos Sistemas Digitais. Editor: FCA.
Dias, Morgado (2013). Sistemas Digitais – Princípios e Prática. Editor: FCA
Amaral, Acácio M. R. (2014). Sistemas Digitais – Princípios, Análises e Projetos. Editor: Edições Sílabo
Gouveia, José & Magalhães, Alberto (2011). Curso Técnico de Hardware. Lisboa: FCA
Patterson, David A., & Hennessy, John L., (2005). Organização e Projeto de Computadores –
Interface Hardware / Software (3ª Edição) (Inclui Cd-Rom). Editor: Editora Campus
Gouveia, José & Magalhães, Alberto (2008). Hardware PC’s e Periféricos – Curso Completo. Editor: FCA

<strong>INTERNET:</strong>
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