Licenciatura

Engenharia Multimédia

Área Científica

Ciências informáticas

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Computação Gráfica

ECTS

4

Horas de Contacto

60h

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:

1. Conhecer o historial da computação gráfica e diferentes áreas de aplicação;
2. Aplicar técnicas de composição gráfica;
3. Desenvolver imagens e animações geradas por computador;
4. Compreender conceitos e técnicas de motion graphics;
5. Desenvolver projetos em 2D e 3D com recurso a software informático.

PROGRAMA

1. Introdução à computação gráfica

1.1. Definição de computação gráfica

1.2. Contexto histórico da computação gráfica

1.3. Áreas e aplicações da computação gráfica

1.4. Desafios

1.5. A computação gráfica no contexto da Engenharia Multimédia

2. Composição gráfica em After Effects

2.1. Área de trabalho e fluxo de trabalho

2.2. Técnicas de Green Screen

2.3. Utilização do Keylight

2.4. Rotoscopia

2.5. Remoção de elementos de uma imagem vídeo

2.6. Tracking e estabilização de vídeo

2.7. Cor, Câmara e luz

2.8. Render e Export

3. Motion Graphics

3.1. Conceitos fundamentais

3.2. Camadas e propriedades

3.3. Frames, keyframes e animação

3.4. Graph Editor

3.5. Transparência, Máscaras e Mattes

3.6. Efeitos e espaço 3D

3.7. Tracking e estabilização de vídeo

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

Nesta UC serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante conhecer técnicas e ferramentas para computação gráfica, enaltecendo a sua importância para um graduado em Engenharia Multimédia. Nesse sentido, iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios de computação gráfica e Computer Generated Imagery (conteúdo 1) permitindo dar resposta ao objetivo 1. Posteriormente serão abordados conceitos de composição 2D e 3D que darão resposta aos objetivos 2 e 3. Por fim serão trabalhados conceitos de motion graphics de modo a responder aos objetivos 4 e 5 (transversal a todos os conteúdos).

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

Atendendo à especificidade desta Unidade Curricular, privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e as ferramentas tecnológicas inerentes à UC, particularmente o computador visto ser uma unidade com enorme incidência na utilização da computação.
As aulas assumirão um carácter teórico-prático, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento dos conceitos teóricos bem como das tecnologias e técnicas de composição, e computação gráfica. A adoção desta metodologia implica, em alguns momentos, a distribuição dos estudantes por grupos de trabalho em dinâmicas de grupo e exercícios práticos de aplicação de conhecimentos.
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

O modo de trabalho que se preconiza na Unidade Curricular centrado, quer em momentos de trabalho coletivo, quer de trabalho individualizado (maioritariamente), visa contribuir para que o estudante aprofunde os seus conhecimentos no domínio da computação gráfica, composição e animação 2D/3D, que culminem com o desenvolvimento de um projeto final.
Nesse sentido, justificam-se metodologias de ensino que estimulem o pensamento crítico e que orientem os estudantes na participação ativa e autónoma nos processos e desenvolvimentos tecnológicos e criativos na área que operem ou venham a operar.
Importa, assim, que as aulas tenham um caráter teórico-prático que garanta o conhecimento sustentado e a sua aplicação concreta em contextos práticos.
As competências são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de problemas consubstanciados em trabalhos supervisionados, que culminarão numa apresentação e discussão com os pares, no final da unidade curricular, que permitam o desenvolvimento de competências discursivas e comunicativas.

BIBLIOGRAFIA:

Fundamental:

Gaboury, Jacob (2021). Image Objects: An Archaeology of Computer Graphics. EUA: MIT Press.
Foley, James (2019). Computer Graphics: Principles And Practice, 3rd Edition. Pearson India.
Pereira, João; Gomes, Mário; Ferreira, Alfredo; Coelho, António & Brisson, João (2018). Introdução à Computação Gráfica. Lisboa: FCA.

Complementar:

Adobe (2020). Adobe® After Effects® CC Help. Disponível em https://helpx.adobe.com/pdf/after_effects_reference.pdf
Adobe (2017). Create incredible motion graphics and visual effects. Disponível em https://helpx.adobe.com/after-effects/tutorials.html
Hewage, Chaminda (2014). 3D Video Processing and Transmission Fundamentals. Bookboon (Open Access).
Ribeiro, Nuno (2012). Multimédia e Tecnologias Interativas – 5ª Edição. Lisboa: FCA.

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/