Curso Técnico Superior Profissional

Desenvolvimento de Software

Área Científica

Ciências informáticas

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Conceção de Interfaces Gráficas

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h

OBJETIVOS

No final da Unidade Curricular o aluno deve ser capaz de:

1. Conhecer as principais questões associadas à ergonomia de software e experiência do utilizador (Ux)

2. Identificar os princípios da usabilidade e da acessibilidade de interfaces

3. Conhecer os princípios orientadores do design gráfico digital

4. Conhecer o processo de desenho de uma interface gráfica para aplicações web e móveis usando uma ferramenta de desenho gráfico

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Criatividade – Tendências de design gráfico – Evolução de interfaces – Ferramentas – Design e Inovação

2. Ergonomia de Software – Dispositivos físicos – Reconhecimento e dispositivos de input – Menus e a sua interação – Formulários e manipulação direta

3. Usabilidade e Acessibilidade – O Modelo processamento humano (MPH) – As implicações dos sentidos humanos – Ciclo de interação de Norman – Sistema cognitivo – Testes de usabilidade com utilizadores – Acessibilidade

4. Experiência do Utilizador (UX) – Princípios de experiência de utilizador – Análise de princípios de UX para interfaces web – Análise de princípios de UX para interfaces mobile

5. Wireframes, Mockups e Protótipos – Design e prototipagem – Fidelidade – Wireframes – Mock-Ups

6. Desenho de interfaces gráficas (UI) – Desenho de interfaces para web – Desenho de interfaces para dispositivos móveis – Desenho colaborativo de interfaces – Utilização de plug-ins e recursos de design

BIBLIOGRAFIA

1. Rajesh Lal, Digital Design Essentials: 100 ways to design better desktop, web, and mobile interfaces, Rockport Publishers, 2013
2. Jaime Levy, UX Strategy: How to Devise Innovative Digital Products that People Want, O’Reilly Media, 2015
3. Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Gonçalves, Introdução ao design de interfaces, FCA, 2012