Curso Técnico Superior Profissional
Desenvolvimento de Software
Área Científica
Ciências informáticas
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Conceção de Interfaces Gráficas
ECTS
3
Horas de Contacto Teórico Práticas
50h
OBJETIVOS
No final da Unidade Curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Conhecer as principais questões associadas à ergonomia de software e experiência do utilizador (Ux)
2. Identificar os princípios da usabilidade e da acessibilidade de interfaces
3. Conhecer os princípios orientadores do design gráfico digital
4. Conhecer o processo de desenho de uma interface gráfica para aplicações web e móveis usando uma ferramenta de desenho gráfico
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Criatividade – Tendências de design gráfico – Evolução de interfaces – Ferramentas – Design e Inovação
2. Ergonomia de Software – Dispositivos físicos – Reconhecimento e dispositivos de input – Menus e a sua interação – Formulários e manipulação direta
3. Usabilidade e Acessibilidade – O Modelo processamento humano (MPH) – As implicações dos sentidos humanos – Ciclo de interação de Norman – Sistema cognitivo – Testes de usabilidade com utilizadores – Acessibilidade
4. Experiência do Utilizador (UX) – Princípios de experiência de utilizador – Análise de princípios de UX para interfaces web – Análise de princípios de UX para interfaces mobile
5. Wireframes, Mockups e Protótipos – Design e prototipagem – Fidelidade – Wireframes – Mock-Ups
6. Desenho de interfaces gráficas (UI) – Desenho de interfaces para web – Desenho de interfaces para dispositivos móveis – Desenho colaborativo de interfaces – Utilização de plug-ins e recursos de design
BIBLIOGRAFIA
1. Rajesh Lal, Digital Design Essentials: 100 ways to design better desktop, web, and mobile interfaces, Rockport Publishers, 2013
2. Jaime Levy, UX Strategy: How to Devise Innovative Digital Products that People Want, O’Reilly Media, 2015
3. Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Gonçalves, Introdução ao design de interfaces, FCA, 2012