para Dispositivos
Móveis
Curso Técnico Superior Profissional
Desenvolvimento para Dispositivos Móveis
Área Científica
481 – Ciências Informáticas
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Gaming I
ECTS
3
Horas de Contacto Teórico Práticas
50h
Objetivos da Aprendizagem
1. Desenvolver jogos completos e multiplataforma para dispositivos móveis com Unity;
2. Criar interfaces de utilizador intuitivas e otimizadas para diferentes plataformas;
3. Implementar física, animações e efeitos visuais;
4. Utilizar inteligência artificial para criar NPCs com comportamentos inteligentes.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Unity.
2. Conceitos básicos de Unity.
2.1. Interface do utilizador e navegação no Unity Editor;
2.2. Criação e organização de projetos em Unity;
2.3. Objetos de jogo, componentes e propriedades;
2.4. Cena, hierarquia e organização do ambiente de jogo.
3. Introdução à linguagem C#.
3.1. Sintaxe básica da linguagem C#;
3.2. Tipos de dados, operadores e variáveis,
3.3. Estruturas de controlo (if, else, for, while);
3.4. Funções e métodos.
4. Criação e manipulação de objetos em Unity.
4.1. Primitivas 3D (cubos, esferas, cilindros);
4.2. Meshes e modelos 3D;
4.3. Materiais e texturas;
4.4. Transformações e posicionamento de objetos.
5. Física em Unity.
5.1. Colisões e detecção de colisões;
5.2. Forças e movimento físico;
5.3. Rigidbodies e colliders;
5.4. Trigger volumes e eventos de colisão;
5.5. Interface do Usuário para Jogos Móveis.
6. Interação com monitores de toque.
6.1. Detecção de toques e gestos;
6.2. Controlos de interface gráfica (GUI) para jogos móveis;
6.3. UI Toolkit do Unity para criação de interfaces personalizadas;
6.4. Adaptação de interfaces para diferentes resoluções de tela.
7. Entradas de dispositivo.
7.1. Acelerômetro e giroscópio para controlo de movimento;
7.2. Localização GPS para jogos baseados em localização;
7.3. Sensores de proximidade e outros inputs específicos de dispositivos.
8. Otimização de desempenho para dispositivos móveis.
8.1. Técnicas para otimizar gráficos e recursos;
8.2. Gestão de memória e performance em dispositivos móveis;
8.3. Publicação de jogos na App Store e Google Play Store.
Bibliografia e recursos didáticos recomendados
Casey Hardman , Game Programming with Unity and C#: A Complete Beginner’s Guide, Apress; 1st ed. edition (14 Jun. 2020).
Nicolas Alejandro Borromeo, Hands-On Unity 2021 Game Development – Second Edition: Create, customize, and optimize your own professional games from scratch with Unity 2021, Packt Publishing; Second edition (20 Aug. 2021).
Harrison Ferrone, Learning C# by Developing Games with Unity 2021: Kickstart your C# programming and Unity journey by building 3D games from scratch , Packt Publishing; Sixth edition (29 Oct. 2021).
Scott Tykoski, Mastering Game Design with Unity 2021: Immersive Workflows, Visual Scripting, Physics Engine, GameObjects, Player Progression, Publishing, and a Lot More, BPB Publications (15 Nov. 2022).
Paris Buttfield-Addison, Unity Development Cookbook: Real-Time Solutions from Game Development to AI, O’Reilly Media; 2nd ed. edition (12 Sept. 2023).
Kelvin Sung , Basic Math for Game Development with Unity 3D: A Beginner’s Guide to Mathematical Foundations, Apress; 1st ed. edition (5 Dec. 2019).
INTERNET:
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