Curso Técnico Superior Profissional

Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

Área Científica

481 – Ciências Informáticas

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Gaming II

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h

Objetivos da Aprendizagem

1. Desenvolver jogos completos e multiplataforma para dispositivos móveis com Unity;
2. Criar interfaces de utilizador intuitivas e otimizadas para diferentes plataformas;
3. Implementar física, animações e efeitos visuais de alta qualidade;
4. Utilizar inteligência artificial para criar NPCs com comportamentos inteligentes;
5. Gerir projetos de forma eficiente e publicar jogos nas lojas de aplicativos.

Conteúdos Programáticos

1. Design de Níveis e Narrativa em Jogos.

1.1. Criação de mundos e níveis de jogo;
1.2. Narrativa e storytelling em jogos;
1.3. Design de experiência do utilizador (UX).

2. Programação Avançada em Unity.

2.1. Programação orientada a objetos (POO);
2.2. Animação e efeitos visuais;
2.3. Inteligência Artificial (IA) em jogos.

3. Ferramentas e Tecnologias para Desenvolvimento de Jogos.

3.1. Gestão de projetos;
3.2. Testes e depuração de jogos.

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

Casey Hardman, Game Programming with Unity and C#: A Complete Beginner’s Guide, Apress; 1st edition (14 Jun. 2020).
Nicolas Alejandro Borromeo, Hands-On Unity 2021 Game Development – Second Edition: Create, customize, and optimize your own professional games from scratch with Unity 2021, Packt Publishing; Second edition (20 Aug. 2021).
Harrison Ferrone, Learning C# by Developing Games with Unity 2021: Kickstart your C# programming and Unity journey by building 3D games from scratch , Packt Publishing; Sixth edition (29 Oct. 2021).
Scott Tykoski, Mastering Game Design with Unity 2021: Immersive Workflows, Visual Scripting, Physics Engine, GameObjects, Player Progression, Publishing, and a Lot More, BPB Publications (15 Nov. 2022).
Paris Buttfield-Addison, Unity Development Cookbook: Real-Time Solutions from Game Development to AI, O’Reilly Media; 2nd edition (12 Sept. 2023).
Kelvin Sung , Basic Math for Game Development with Unity 3D: A Beginner’s Guide to Mathematical Foundations, Apress; 1st edition (5 Dec. 2019).

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER: