para Dispositivos
Móveis
Curso Técnico Superior Profissional
Desenvolvimento para Dispositivos Móveis
Área Científica
481 – Ciências Informáticas
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Programação Orientada a Objetos
ECTS
3
Horas de Contacto Teórico Práticas
50h
Objetivos da Aprendizagem
1. Desenvolver aplicações móveis multiplataforma utilizando C# e Xamarin;
2. Desenvolver APIs e serviços Web de forma eficiente e segura;
3. Trabalhar com diferentes plataformas (Android, iOS) e tecnologias de desenvolvimento;
4. Implementar boas práticas de programação.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Programação Orientada a Objetos (POO).
2. Conceitos básicos de POO.
2.1. Paradigmas de programação: Orientação a Objetos vs. Orientação a Procedimentos;
2.2. Abstração e Encapsulamento;
2.3. Herança e Polimorfismo.
3. Classes e Objetos.
3.1. Definição de classes e os seus atributos;
3.2. Criação e manipulação de objetos;
3.3. Relacionamentos entre objetos.
4. Princípios de Design em POO.
4.1. Coesão e Acoplamento;
4.2. SOLID (Single Responsibility, Open-Closed, Liskov Substitution, Interface Segregation, Dependency Inversion);
4.3. DRY (Don’t Repeat Yourself).
5. Padrões de Design em POO.
5.1. Padrões de Criação (Factory Method, Abstract Factory, Singleton);
5.2. Padrões Estruturais (Adapter, Decorator, Facade);
5.3. Padrões de Comportamento (Observer, Strategy, Template Method).
6. Introdução ao Desenvolvimento para Dispositivos Móveis com C#.
6.1. Visão geral do desenvolvimento para dispositivos móveis com C#;
6.2. Plataformas móveis populares (Android, iOS, Xamarin);
6.3. Arquiteturas de aplicações móveis (monolítica, MVVM, MVP);
6.4. Ciclo de vida de uma aplicação móvel.
7. Conceitos básicos de interfaces de utilizador para dispositivos móveis.
7.1. Layout e design de interfaces (layouts, widgets, views);
7.2. Interação com o utilizador (toques, gestos);
7.3. Ciclo de vida de uma tela;
7.4. Ferramentas e tecnologias para desenvolvimento móvel com C#.
8. Visual Studio e Xamarin Studio.
8.1. Linguagem de programação C#;
8.2. Simuladores e emuladores de dispositivos móveis;
8.3. Desenvolvimento de Aplicações Móveis com Xamarin.Forms.
9. Introdução ao Xamarin.Forms.
9.1. Criação de projetos Xamarin.Forms;
9.2. Estrutura básica de uma aplicação Xamarin.Forms;
9.3. XAML para definição de interfaces de utilizador.
10. Trabalho com componentes de interface de utilizador.
10.1. Views, layouts e pages para construir interfaces;
10.2. Data binding para conectar dados à interface;
10.3. Eventos e manipuladores de eventos para interação com o utilizador.
11. Armazenamento de dados em aplicações Xamarin.Forms.
11.1. Application Properties para armazenar dados simples;
11.2. SQLite para armazenamento persistente de dados estruturados;
11.3. Xamarin.Forms.DependencyService para aceder a recursos específicos da plataforma.
12. Consumir APIs e serviços Web em Xamarin.Forms.
12.1. Realização de requisições HTTP para recuperar dados;
12.2. Uso de bibliotecas como RestSharp e HttpClient para simplificar a comunicação com APIs;
12.3. Manipulação de respostas JSON e XML;
12.4. Desenvolvimento de Aplicações Nativas com C#.
13. Introdução ao desenvolvimento nativo com C#.
13.1. Xamarin.Android: desenvolvimento nativo para Android;
13.2. Xamarin.iOS: desenvolvimento nativo para iOS.
14. Trabalho com interfaces.
14.1. Criação de interfaces com AXML (Android) e Storyboards (iOS);
14.2. Uso de controlos e elementos de interface específicos de cada plataforma.
15. Acesso a recursos específicos da plataforma:
15.1. Xamarin.Essentials para funcionalidades multiplataforma;
15.2. Acesso à câmera, localização e outros recursos nativos.
16. Desempenho e otimização de aplicações nativas.
16.1. Melhorias de desempenho em aplicações Android e iOS.
Bibliografia e recursos didáticos recomendados
Mike McGrath, C# Programming in easy steps, 3rd edition: Modern coding with C# 10 and .NET 6. Updated for Visual Studio 2022, In Easy Steps Limited; 3rd edition (31 Mar. 2022).
RB Whitaker, The C# Player’s Guide (5th Edition), Starbound Software (14 Jan. 2022).
Mark J. Price, C# 12 and .NET 8 – Modern Cross-Platform Development Fundamentals – Eighth Edition: Start building websites and services with ASP.NET Core 8, Blazor, and EF Core 8, Packt Publishing; 8th edition (14 Nov. 2023).
Ian Griffiths, Programming C# 10, O’Reilly Media; 1st edition (5 Aug. 2022).
Alessandro Del Sole, Xamarin with Visual Studio: Launch your mobile development career by creating Android and iOS applications using .NET and C# (English Edition), BPB Publications (14 Jun. 2022).
Ed Snider, Mastering Xamarin.Forms: App architecture techniques for building multi-platform, native mobile apps with Xamarin.Forms 4, 3rd Edition, Packt Publishing; 3rd edition (30 Dec. 2019).
INTERNET:
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