para Dispositivos
Móveis
Curso Técnico Superior Profissional
Desenvolvimento para Dispositivos Móveis
Área Científica
481 – Ciências Informáticas
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Programação para Dispositivos Móveis I
ECTS
3
Horas de Contacto Teórico Práticas
50h
Objetivos da Aprendizagem
1. Desenvolver e implementar aplicações em Android funcionais para diversos tipos de dispositivos móveis;
2. Trabalhar com diferentes bibliotecas de Android (Java);
3. Utilizar ferramentas e tecnologias modernas para o desenvolvimento de aplicações móveis;
4. Testar e otimizar o desempenho das aplicações.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Programação para Dispositivos Móveis.
1.1. Conceitos básicos;
1.2. Visão geral da programação para dispositivos móveis;
1.3. Diferenças entre desenvolvimento para desktop e mobile;
1.4. Arquiteturas de aplicações móveis;
1.5. Ciclo de vida de uma aplicação móvel.
2. Ferramentas de desenvolvimento.
2.1. Android Studio;
2.2. IntelliJ IDEA;
2.3. Android Virtual Device (AVD);
2.4. Simuladores;
2.5. Introdução ao Android SDK;
2.6. Estrutura do Android SDK;
2.7. Componentes básicos de uma aplicação em Android;
2.8. Linguagens de programação para Android (Java).
3. Linguagem de Programação Java para Android.
3.1. Sintaxe básica da linguagem Java:
3.1.1. Tipos de dados e variáveis;
3.1.2. Operadores e expressões;
3.1.3. Controlo de fluxo (if, else, switch, for, while);
3.1.4. Classes e objetos;
3.1.5. Herança e polimorfismo.
3.2. Programação Orientada a Objetos (POO) no Android:
3.2.1. Design de classes e interfaces;
3.2.2. Padrões de projeto comuns em Android;
3.2.3. Programação funcional com Java 8.
3.3. Desenvolvimento de interfaces de usuário em Java:
3.3.1. Layout de interfaces com XML;
3.3.2. Views e widgets para Android;
3.3.3. Manipulação de eventos e interação do utilizador;
3.3.4. Recursos e temas em Android.
Bibliografia e recursos didáticos recomendados
Neil Smyth, Android Studio 4.2 Development Essentials – Java Edition: Developing Android Apps Using Android Studio 4.2, Java and Android Jetpack, Payload Media (9 Jun. 2021).
Dawn Griffiths, Neil Smyth, Android Studio 3.6 Development Essentials – Java Edition: Developing Android 10 (Q) Apps Using Android Studio 3.6, java and Android Jetpack: … Android Studio 3.5, Java and Android Jetpack, Payload Media (20 Mar. 2020).
Roger Ye, Android System Programming: Porting, customizing, and debugging Android HAL, Packt Publishing; 1st edition (31 May 2017).
Laurence Moroney, The Definitive Guide to Firebase: Build Android Apps on Google’s Mobile Platform, Apress; 1st edition (10 Nov. 2017).
Roger Ye, Embedded Programming with Android: Bringing Up an Android System from Scratch (Android Deep Dive), Addison-Wesley Professional; 1st edition (1 Aug. 2015).
INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER: