Curso Técnico Superior Profissional

Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

Área Científica

481 – Ciências Informáticas

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Programação para Dispositivos Móveis III

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h

Objetivos da Aprendizagem

1. Dominar o Xcode e a linguagem Swift;
2. Criar interfaces de utilizador intuitivas e responsivas;
3. Armazenar dados de forma segura e eficiente;
4. Aceder e processar dados de APIs e da rede;
5. Integrar recursos multimédia;
6. Testar e depurar aplicações desenvolvidas;
7. Publicar apps na App Store.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Desenvolvimento iOS;
2. O que é o Xcode?;
3. Linguagem de Programação Swift;
4. Conceitos Básicos de Desenvolvimento iOS;
5. Interface do Utilizador (UI);
6. Elementos de Interface;
7. Design Responsivo;
8. Segurança e Acessibilidade;
9. Armazenamento de Dados;
10. Core Data;
11. UserDefaults.

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

Ahmad Sahar, iOS 16 Programming for Beginners – Seventh Edition: Kickstart your iOS app development journey with a hands-on guide to Swift 5.7 and Xcode 14, Packt Publishing; Seventh edition (18 Nov. 2022).

Arpit Kulsreshtha, iOS 17 App Development for Beginners: Get started with iOS app development using Swift 5.9, SwiftUI, and Xcode 15, BPB Publications (10 Oct. 2023).

Matthew Mathias, Swift Programming: The Big Nerd Ranch Guide, Big Nerd Ranch Guides; 3rd edition (29 Dec. 2020).

Darryl Bartlett, Swift Programming in easy steps – develop iOS apps – covers iOS 12 and Swift 5: Develop iOS apps – covers iOS 12 and Swift 4 In Easy Steps Limited; Illustrated edition (8 May 2019).

Imran Ahmad, 50 Algorithms Every Programmer Should Know – Second Edition: An unbeatable arsenal of algorithmic solutions for real-world problems, Packt Publishing; 2nd edition (29 Sept. 2023).

Matt Neuburg, iOS 15 Programming Fundamentals with Swift, O’Reilly Media; 1st edition (1 Oct. 2021).

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER: