para Dispositivos
Móveis
Curso Técnico Superior Profissional
Desenvolvimento para Dispositivos Móveis
Área Científica
214 – Design
Duração
Semestral
Unidade Curricular
User Experience
ECTS
3
Horas de Contacto Teórico Práticas
50h
Objetivos da Aprendizagem
1. Compreender os princípios fundamentais da UX;
2. Dominar o processo de UX Design;
3. Aplicar o Design Centrado no Utilizador;
4. Implementar a Acessibilidade e o Design Inclusivo;
5. Familiarizar-se com ferramentas e softwares para UX.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à User Experience (UX);
2. O que é UX?;
3. O processo de UX Design;
4. A Arquitetura da Informação (AI);
5. Design Centrado no Utilizador;
6. Usabilidade;
7. Acessibilidade;
8. Design Inclusivo;
9. Experiência do Utilizador (UX);
10. Interface do Utilizador (UI);
11. Ferramentas e Softwares para UX;
12. Ferramentas de pesquisa e recolha de dados;
13. Ferramentas de prototipagem;
14. Ferramentas de teste de usabilidade;
15. Tópicos Avançados em UX;
16. Design Thinking;
17. Gamificação;
18. Ética em UX.
Bibliografia e recursos didáticos recomendados
Irene Pereyra, Universal Principles of UX: 100 Timeless Strategies to Create Positive Interactions between People and Technology, Rockport Publishers (9 Mar. 2023).
Akshay Kore, Designing Human-Centric AI Experiences: Applied UX Design for Artificial Intelligence (Design Thinking), Apress; 1st edition (13 Aug. 2022).
Rex Hartson, The UX Book: Agile UX Design for a Quality User Experience, Morgan Kaufmann; 2nd edition (20 Jan. 2019).
Jon Yablonski, Laws of UX: Using Psychology to Design Better Products & Services, O′Reilly (1 May 2020).
Apurvo Ghosh, Mastering UX Design with Effective Prototyping: Turn your ideas into reality with UX prototyping, BPB Publications (30 Oct. 2023).
Web Design 5e: A Beginner’s Guide to HTML, CSS, JavaScript, and Web Graphics, O′Reilly; 5th edition (25 May 2018).
INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER: