Curso Técnico Superior Profissional

Design e Multimédia

Área Científica

Design

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Brand Design

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h

Objetivos da Aprendizagem

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

1. Contextualizar os fatores históricos, sociais, culturais e económicos das marcas.
2. Identificar os princípios e funções da identidade visual.
3. Identificar os conceitos básicos relacionados com a identidade corporativa.
4. Reconhecer a importância da coerência na comunicação visual
5. Projetar uma identidade corporativa.
6. Construir um logótipo de uma identidade corporativa
7. Elaborar um manual de normas para projetos de identidade corporativa.
8. Elaborar várias aplicações gráficas relativas à identidade corporativa.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à história do design da identidade visual e corporativa das marcas

– Principais movimentos artísticos do séc. XX

– Influenciadores no design de marcas e logótipos

– Trend-setters

– Designers e empresas de design de referência

– Marcas tecnológicas e o registo visual 3D

– Poder da tipografia

– Cool trendy

– Inovação, originalidade e irreverência

2. Distinção entre imagem corporativa de empresa ou produto de uma identidade visual ou corporativa

3. Princípios da identidade visual

– Modelos e regras

– Problemática do reconhecimento e da memorização

– Níveis de semelhança

– Coerência, ritmo e originalidade

– Capacidade de duplicação em variados suportes

– Análise de exemplo

4. Funções da identidade visual

– Função informativa

– Função simbólica

– Função comunicacional

– Função estética

– Função cognitiva

5. Introdução à identidade corporativa e à marca de uma empresa

– Distinção entre marca, serviço e empresa

– História da marca

– Contexto social, económico, histórico e cultural da imagem de marca

– Importância da marca

– Reconhecimento, a coerência e inovação

– Análise de exemplos

6. Questões da imagem gráfica da empresa

– Política e estratégia da empresa

– Objetivos e público-alvo

– Coerência e identidade visual

– Análise de exemplos

7. Projeto

– Criação de uma identidade corporativa

– Definição dos objetivos e público-alvo da empresa

– Pesquisa e análise da informação

– Entender o contexto social, económico, cultural e visual da marca

– Criação de ideias e conceitos

– Definição da anatomia de uma marca: Contexto, tom e estilo

– Criação de marca e logótipo – Re-desenho de uma marca ou logótipo

– Definição de uma linha gráfica

– Campanha gráfica da empresa

– Definição de imagem da empresa ou da marca

– Aplicação de logótipo ou marca em diversos suportes

– Criação de manual de normas da marca

– Apresentação e justificação do trabalho

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

Kevin Budelmann, Brand Identity Essentials, Revised and Expanded: 100 Principles for Building Brands, 2019, Rockport Publishers David Airey, Logo Design Love: A Guide to Creating Iconic Brand Identities, 2014 , Peachpit Press Catharine Slade-Brooking, Creating a Brand Identity: A Guide for Designers, 2016, Laurence King Publishing Julius Wiedemann, Logo Design. Global Brands: LOGO DESIGN, 2021, Taschen GmbH

INTERNET:
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