Curso Técnico Superior Profissional

Design e Multimédia

Área Científica

Audiovisuais e produção dos media

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Computação 3D I

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h

Objetivos da Aprendizagem

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

1. Identificar e aplicar métodos e conceitos de modelação em 3D.
2. Desenvolver modelos e ambientes, mecânicos e orgânicos, para integração em produtos multimédia.
3. Definir os métodos e conceitos de texturização.
4. Conceber modelos 3D foto-realistas aplicando corretamente as técnicas de mapeamento de materiais e texturas.

Conteúdos Programáticos

1. Modelação

– Espaço 3D

– Coordenadas XYZ e UV

– Metodologia e conceito de trabalho

– Apresentação básica da interface

– Estrutura de um projecto

– Hierarquias, nodes, atributos e conexões

– Settings básicos

– Introdução aos tipos de objectos

– Diferenças Básicas Nurbs x Polígonos

– Ferramentas de Modelação Nurbs

– Ferramentas de modelação poligonal

– Sculpting Modeling

– Ferramentas de edição

– Preparação para texturização

2. Shading e texturização

– UV Mapping

– Projection Mapping

– Introdução ao Shading Network

– Construção de Networks de materiais e texturas

– Conexões entre texturas e modificadores

– Aplicação de máscaras

– Bump Map e Displacement Maps

– Produção de Shader Networks compostos

– Layered Textures e Layered Shaders / utilização de Máscaras

– Parametrização de atributos

– Nodes especiais

– Partículas e texturização

– Ferramentas de edição, construção de Shading Networks

3. Projecto

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

Gavin Goulden, 3D Masterclass: The Swordmaster in 3ds Max and ZBrush: The Ultimate Guide to Creating a Low Poly Game Character 2013, 3dtotal Publishing Allan Brito, Blender 2.8 parametric modeling: Drivers, Custom Properties, and Shape Keys for 3D modeling, 2019, ‎ Independently published Danan Thilakanathan, 3D Modeling For Beginners: Learn everything you need to know about 3D Modeling!, 2016, CreateSpace Independent Publishing Platform Catherine Winder, Producing Animation 3e, 2019 CRC Press Joseph Labrecque, Mastering Adobe Animate 2021: Explore professional techniques and best practices to design vivid animations and interactive content, 2021 , Packt Publishing

<strong>INTERNET:</strong>
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