Curso Técnico Superior Profissional
Design e Multimédia
Área Científica
Audiovisuais e produção dos media
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Computação 3D I
ECTS
3
Horas de Contacto Teórico Práticas
50h
Objetivos da Aprendizagem
No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
Conteúdos Programáticos
1. Modelação
– Espaço 3D
– Coordenadas XYZ e UV
– Metodologia e conceito de trabalho
– Apresentação básica da interface
– Estrutura de um projecto
– Hierarquias, nodes, atributos e conexões
– Settings básicos
– Introdução aos tipos de objectos
– Diferenças Básicas Nurbs x Polígonos
– Ferramentas de Modelação Nurbs
– Ferramentas de modelação poligonal
– Sculpting Modeling
– Ferramentas de edição
– Preparação para texturização
2. Shading e texturização
– UV Mapping
– Projection Mapping
– Introdução ao Shading Network
– Construção de Networks de materiais e texturas
– Conexões entre texturas e modificadores
– Aplicação de máscaras
– Bump Map e Displacement Maps
– Produção de Shader Networks compostos
– Layered Textures e Layered Shaders / utilização de Máscaras
– Parametrização de atributos
– Nodes especiais
– Partículas e texturização
– Ferramentas de edição, construção de Shading Networks
3. Projecto
Bibliografia e recursos didáticos recomendados
Gavin Goulden, 3D Masterclass: The Swordmaster in 3ds Max and ZBrush: The Ultimate Guide to Creating a Low Poly Game Character 2013, 3dtotal Publishing Allan Brito, Blender 2.8 parametric modeling: Drivers, Custom Properties, and Shape Keys for 3D modeling, 2019, Independently published Danan Thilakanathan, 3D Modeling For Beginners: Learn everything you need to know about 3D Modeling!, 2016, CreateSpace Independent Publishing Platform Catherine Winder, Producing Animation 3e, 2019 CRC Press Joseph Labrecque, Mastering Adobe Animate 2021: Explore professional techniques and best practices to design vivid animations and interactive content, 2021 , Packt Publishing
https://link.springer.com/