Curso Técnico Superior Profissional

Design e Multimédia

Área Científica

Audiovisuais e produção dos media

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Computação 3D II

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h

Objetivos da Aprendizagem

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

1. Aplicar as principais técnicas para simular a interação
2. Conceber interação entre vários objetos virtuais através de técnicas de animação tradicionais
3. Conceber interação entre vários objetos virtuais através de métodos automáticos.
4. Aplicar os principais métodos e ferramentas de animação utilizando tecnologia 3D.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos básicos da animação

2. Aplicação dos conceitos básicos de animação em 3D

3. Editores – Graph – Dope Sheet – Timeline – RangeSlider

4. Introdução às dinâmicas

5. Propriedades físicas

6. Parametrizações e key frames

7. Animação de componentes de uma superfície

8. Constrains

– restrições e encadeamento de movimentos

9. Partículas

–Princípios básicos gerais

– Emissores e receptores –

Propriedades físicas

– Parametrizações e key frames

– Animação de atributos físicos

10. Character Animation

– Conceitos Básicos

– Rigging

– Skining

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

Gavin Goulden, 3D Masterclass: The Swordmaster in 3ds Max and ZBrush: The Ultimate Guide to Creating a Low Poly Game Character 2013, 3dtotal Publishing Allan Brito, Blender 2.8 parametric modeling: Drivers, Custom Properties, and Shape Keys for 3D modeling, 2019, ‎ Independently published Danan Thilakanathan, 3D Modeling For Beginners: Learn everything you need to know about 3D Modeling!, 2016, CreateSpace Independent Publishing Platform Catherine Winder, Producing Animation 3e, 2019 CRC Press Joseph Labrecque, Mastering Adobe Animate 2021: Explore professional techniques and best practices to design vivid animations and interactive content, 2021 , Packt Publishing

<strong>INTERNET:</strong>
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:

https://link.springer.com/