Curso Técnico Superior Profissional
Design e Multimédia
Área Científica
Audiovisuais e produção dos media
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Computação 3D II
ECTS
3
Horas de Contacto Teórico Práticas
50h
Objetivos da Aprendizagem
No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos básicos da animação
2. Aplicação dos conceitos básicos de animação em 3D
3. Editores – Graph – Dope Sheet – Timeline – RangeSlider
4. Introdução às dinâmicas
5. Propriedades físicas
6. Parametrizações e key frames
7. Animação de componentes de uma superfície
8. Constrains
– restrições e encadeamento de movimentos
9. Partículas
–Princípios básicos gerais
– Emissores e receptores –
Propriedades físicas
– Parametrizações e key frames
– Animação de atributos físicos
10. Character Animation
– Conceitos Básicos
– Rigging
– Skining
Bibliografia e recursos didáticos recomendados
Gavin Goulden, 3D Masterclass: The Swordmaster in 3ds Max and ZBrush: The Ultimate Guide to Creating a Low Poly Game Character 2013, 3dtotal Publishing Allan Brito, Blender 2.8 parametric modeling: Drivers, Custom Properties, and Shape Keys for 3D modeling, 2019, Independently published Danan Thilakanathan, 3D Modeling For Beginners: Learn everything you need to know about 3D Modeling!, 2016, CreateSpace Independent Publishing Platform Catherine Winder, Producing Animation 3e, 2019 CRC Press Joseph Labrecque, Mastering Adobe Animate 2021: Explore professional techniques and best practices to design vivid animations and interactive content, 2021 , Packt Publishing
https://link.springer.com/