Curso Técnico Superior Profissional

Design e Multimédia

Área Científica

Línguas e literaturas estrangeiras

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Comunicar em Língua Portuguesa

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h

Objetivos da Aprendizagem

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

1. Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita em termos de interpretação, compreensão, expressão e produção em Língua Inglesa, demonstrando crescente autonomia no uso das competências de comunicação;
2. Mobilizar os conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos e aplicá-los em novas situações de aprendizagem;
3. Proporcionar o aperfeiçoamento da Língua Inglesa, adequando-­a ao contexto socioprofissional dos formandos;
4. Utilizar a Língua Inglesa como instrumento de trabalho;
5. Possibilitar uma manipulação autónoma da Língua Inglesa como via de acesso à utilização correta das Tecnologias de Informação e Comunicação;
6. Melhorar a interpretação de matéria científica e tecnológica

Conteúdos Programáticos

1. A língua inglesa no quotidiano socioprofissional do técnico de informação e comunicação.

1.1 A língua inglesa como uma ferramenta de comunicação.

1.2. As políticas linguísticas e as competências comunicativas dos profissionais.

2. A língua inglesa e as novas tecnologias.

2.1 A língua inglesa e o acesso às novas tecnologias.

2.2 As novas tecnologias no presente e no futuro.

3. Comunicação oral e comunicação escrita em língua inglesa.

3.1 Cartas.

3.2 E-mails.

3.3 Curriculum Vitae.

3.4 Entrevistas.

3.5 Apresentações profissionais.

3.6 Atendimento telefónico.

3.7 Serviço de helpdesk.

3.8 Debates.

3.9 Expressar aprovação/desaprovação/preferências.

3.10 Pedir e dar opiniões.

3.11 Discussão de tópicos (ampliação de vocabulário e registo oral).

4. Consolidação e aplicação das regras gramaticais da Língua Inglesa.

4.1 Tempos verbais.

4.2 Preposições.

4.3 Conjunções (linking words…).

4.4. Nouns-Articles-Word formation.

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

New Business Matters, Coursebook , Powell, Martinez e Jillett, 2004, Thomson Longman Dictionary of Contemporary English , Dictionary , 2005, Longman Dicionário inglês-­inglês para estudantes, como o Longman Dictionary of Contemporary English, Oxford Advanced Learners Dictionary ou o Collins Cobuild English Dictionary Writing in the Technical Fields: A Step-­by-­Step Guide for Engineers, Scientists, and Technicians, Mike Markel, 1994, Wiley-­IEEE Press English Grammar in Use with Answers and CD ROM: A Self-­study Reference and Practice Book for Intermediate Students of English, Raymond Murphy, 2003, Cambridge

<strong>INTERNET:</strong>
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:

https://link.springer.com/