Curso Técnico Superior Profissional

Design e Multimédia

Área Científica

Design

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Desenho Vetorial II

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h

Objetivos da Aprendizagem

1. Construir objetos vetoriais.

2. Converter imagens bitmap em objetos vetoriais.

3. Construir diferentes tipos de gráficos e pictogramas.

4. Aplicar as técnicas de manipulação de vetores.

5. Utilizar as ferramentas de extrusão.

6. Criar e utilizar padrões e esfumados.

7. Utilizar as ferramentas de finalização.

8. Identificar e aplicar os métodos e estilos de trabalho otimizadores do fluxo de produção, no âmbito do desenho vetorial.

Conteúdos Programáticos

1. Desenho

– Vectorização de imagens de bits no modo automático

– Construção de gráficos e pictogramas

2. Edição de objetos

– Rasterização de gráficos de vetores

3. Transformação e distorção de objetos

– Junção de caminhos

– Utilização da ferramenta mask em gráficos e imagens bitmaps

– Expansão de um caminho e construção de contorno

– Construção de formas análogas por expansão ou contração

– Fusão de objetos diferentes

– Adição de efeitos especiais aos objetos

– Transformação de objetos

4. Distorção de objetos

5. Construção de perspectivas

6. Cor, contorno e preenchimento

– Esbatidos e padrões

– Exportação da paleta de cores

7. Desenho e edição de conteúdos vetoriais

8. Maquetização

9.Arte-finalização

10. Projeto

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

Von Glitschka, Vector Basic Training: A Systematic Creative Process for Building Precision Vector Artwork, 2015, New Riders Bah Tavmjong, Inkscape: Guide to a Vector Drawing Program, 2009, Prentice Hall Brian Wood, Adobe Illustrator Classroom in a Book, 2020, Adobe Press Jodi Staniunas Hopper , Learning Vector Illustration with Adobe Illustrator: …through videos, projects, and more, 2021, Bloomsbury Visual Arts

<strong>INTERNET:</strong>
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:

https://link.springer.com/