Curso Técnico Superior Profissional

Design e Multimédia

Área Científica

Design

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Design de Comunicação Gráfica

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h

Objetivos da Aprendizagem

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

1. Reconhecer a importância histórica, social e económica do design de comunicação gráfica na indústria gráfica e audiovisual.
2. Definir conceitos do design de comunicação e da indústria gráfica e audiovisual.
3. Caracterizar os processos de trabalho empresariais na área do design de comunicação.
4. Identificar os fundamentos do design de comunicação gráfica e os elementos da sua linguagem.
5. Identificar as principais tecnologias de impressão e difusão da comunicação gráfica.
6. Executar um projeto de comunicação gráfica utilizando a metodologia projetual.

Conteúdos Programáticos

1. Contexto histórico, social e cultural

– Movimento Arts and Crafts

– Arte Nova, Art Déco

– Escola Bauhaus

– Estilo Internacional

– Funcionalismo

– Modernismo

– Pós-Modernismo

2. Produtos do design de comunicação e da indústria gráfica e audiovisual

3. Características e processos de trabalho na área do design de comunicação gráfica

4. Principais tecnologias de impressão e difusão da comunicação gráfica

– Sistema Offset

– Serigrafia

– Flexografia

– Tipografia

– Litografia

-Tampografia

– Sistemas digitais

– Sistemas audiovisuais

5. Fundamentos do design de comunicação gráfica

– Espaço e forma

– Negativo e positivo

– Figura e fundo

– Composição

– Plano Visual e os princípios básicos do layout

– Letra e cor

– Dicotomia forma – função

– Conceito gráfico

– Equilíbrio e desequilíbrio

– Simetria e assimetria

– Dinâmica, ênfase e contraste

– Coerência

– Unidade e diferença

6. Elementos da linguagem gráfica

– Tipografia

– Cor

– Imagem

– Formas

– Grafismos

– Composição

7. Projeto

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

Malcolm Barnard, Graphic Design as Communication , 2005, Routledge David Anderson , Graphics in Design & Communication, 2014 , Gill & Macmillan Ltd juliette Cezzar , The AIGA Guide to Careers in Graphic and Communication Design, 2017, Bloomsbury Academic USA Karen Lewis, Graphic Design for Architects: A Manual for Visual Communication, 2015, Routledge

<strong>INTERNET:</strong>
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:

https://link.springer.com/