Curso Técnico Superior Profissional

Design e Multimédia

Área Científica

Design

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Design Editorial

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h

Objetivos da Aprendizagem

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

1. Reconhecer os conceitos básicos relacionados com o design editorial.
2. Identificar conceitos relacionados com o suporte, a página e o layout.
3. Aplicar técnicas relativas à composição, escala e formatos do documento.
4. Diferenciar as hierarquias do texto e dos diferentes elementos numa página.
5. Executar projetos com texto, imagem e grafismos.
6. Diferenciar as principais funções do design editorial.
7. Planear e construir soluções consoante os objetivos comunicacionais propostos numa organização.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao design editorial

– Contextualização histórica, social e económica do livro, da revista e do jornal

– Conceitos básicos

– Importância nas artes gráficas e no design de comunicação

– Evolução tecnológica e novas formas de comunicação gráfica

2. Funções do design editorial

– Publicitária

– Informativa

– Educativa

– Cultural

– Entretenimento

3. Tipos de publicações

– Livro

– Jornal

– Revista

– Boletim

– Desdobrável

– Folheto

– Apresentações

– Páginas de Internet

– Redes de informação

– Televisão

4. Principais formatos, recursos, tecnologias e técnicas

5. Organização de um documento

– Linhas construtivas e de força de uma composição

– Estruturação de um documento

– Escala

– Orientação, formato da página e layout

– Ritmo, coerência e contraste

– Adequação de diferentes estilos aos conteúdos

– Questões técnicas e de materiais

6. Elementos gráficos de uma página

– Estética e função; retângulo de ouro; tamanho do suporte e formatos; réguas, grelhas e margens; hierarquia do texto; formatação de parágrafos e blocos de texto

– Elementos tipográficos – títulos, antetítulos, subtítulos, títulos corridos; textos auxiliares, notas de rodapé, cabeçalhos, números de página e legendas; fundos, barras, filetes, caixas e ornamentos

– Conjugação de imagem, ilustração, grafismos e texto

7. Projeto editorial

– Informação, público alvo e objetivos da comunicação

– Layout, páginas mestras e estilos

– Técnicas de montagem dos conteúdos

– Suportes e tecnologias de impressão, divulgação ou difusão

– Questões técnicas e de materiais; protótipos

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

Cath Caldwell Editorial Design: Digital and Print, 2014 Laurence King Publishing Javier Errea, Newspaper Design: Editorial Design from the World’s Best Newsroom, 2018 , Die Gestalten Verla Rachel Reveley, Learn Graphic Design (Page by Page): 50 exercises in colour, composition, typography, branding, packaging, editorial design and contextual studies, 2019, Independently published Shaoqiang Wang, New Page Design: Layout and Editorial Design, 2022, Hoaki

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:

https://link.springer.com/