Curso Técnico Superior Profissional

Design e Multimédia

Área Científica

Audiovisuais e produção dos media

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Produção Audiovisual II

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h

Objetivos da Aprendizagem

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

1. Identificar um software de pós-produção.
2. Utilizar a equalização e a compressão na mistura, através de hardware e plugins.
3. Utilizar as ferramentas de pós-produção de som.
4. Utilizar um software de pós-produção de som.

Conteúdos Programáticos

1. Níveis de linha, de instrumento, de microfone de altifalante

2. Difusão e propagação do som

3. Fenómenos de interferência

– Comb Filter, efeito de precedência, efeito de máscara

4. Microfones

– Princípios de funcionamento

– Tipos de transdutores

– Padrões polares

5. Técnicas de captação

6. P.A’s e Monitores

7. Mesas de mistura analógicas e digitais

8. Editores Off-Line

9. Processadores

– Equalizadores

– Compressores

10. Experiências de captação

– Amplificação de instrumentos elétricos e acústicos

11. Software de pós-produção

– Abertura da primeira sessão na ferramenta de pós-produção

– Iniciação da primeira gravação de áudio

– Importação e trabalho com os diversos tipos de media numa sessão

– MIDI

– Seleção e navegação no software de pós-produção

– Técnicas básicas de edição

– Técnicas básicas de mistura

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

Brie, G. (2020). Adobe After Effects Classroom in a Book. Adobe Press. Cousins, Mark (2020). The Story of Film. Pavilion Books. Murch, W. (2021). In the Blink of An Eye. Silman-James Press. Maxim, J. (2020). Adobe Premiere Pro Classroom in a Book. Adobe Press. Nunes, João (2019). Como Escrever um Argumento de Cinema: Dicas para a Escrita do Guião. Edição de autor. Chion, Michel (2016). A Audiovisão. Som e imagem no cinema (3ª edição). Lisboa: Edições Texto e Grafia. Everest, F., Pohlmann, K. (2015). Master handbook of acoustics (6th ed.). McGraw-Hill. Hewitt, Ashley (2021) The Music Producer´s Guide to Compression. Stereo Output. Marques, Miguel (2014). Sistemas e Técnicas de produção Áudio. Lisboa: FCA. Owsinski, Bobby (2017). The Recording Engineer’s Handbook 4th Edition. Bobby Owsinski Media Group. Odqvist, Cristofer (2019) Making Sound: Creative Music Production Tips and Philosophies. CreateSpace Independent Publishing. Shao, Xi (2021) Proceedings of the 8th Conference on Sound and Music Technology. Springer.

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:

https://link.springer.com/