Licenciatura
Engenharia Multimédia
Área Científica
Design
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Design Gráfico
ECTS
6
Horas de Contacto
60h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:
1. Compreender práticas e métodos de design gráfico;
2. Compreender a importância do design como elemento de comunicação;
3. Resolver problemas de design suportados pelo conhecimento de diferentes meios e plataformas de produção e publicação;
4. Desenvolver imagens e conteúdos gráficos vetoriais;
5. Conhecer os modelos e tipos tipográficos;
6. Desenvolver projetos na área do design gráfico.
PROGRAMA
1. Introdução ao design gráfico
1.1. Enquadramento histórico
1.2. Conceitos e métodos
1.3. Elementos base do design gráfico.
1.4. Comunicar através do design.
1.5. Cultura visual
2. Processos e meios de representação gráfica
2.1. Forma
2.2. Função
2.3. Perceção
2.4. Composição
2.5. Cor
2.6. Imagem
2.7. Texto
3. Tipografia
3.1. Tipografia impressa
3.2. Tipografia digital
3.3. Tipos de tipografia (e.g. com serifa, sem serifa, monoespaçada, manuscrita).
4. Desenvolvimento de projetos em design gráfico
4.1. Etapas
4.2. Recursos utilizados
4.3. Meios de divulgação e publicação
4.4. Adobe InDesign
4.5. Adobe Illustrator.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Esta unidade curricular tem uma forte natureza prática, tecnológica e criativa não descurando, contudo, a componente teórica. Deste modo iniciar-se-á a unidade com a introdução de conceitos sobre design gráfico e comunicação, bem como de processos e meios de representação gráfica de modo a atingir os objetivos 1, 2 e 3. Seguidamente abordar-se-ão técnicas e softwares de desenho gráfico procurando dar resposta aos restantes objetivos de aprendizagem.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
A componente teórica desenvolve-se através de apresentações feitas pelo docente, sendo incentivada a participação dos alunos. A componente prática consubstancia-se através de utilização de software para desenho gráfico numa aprendizagem project-based learning.
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
O modo de trabalho que se preconiza na Unidade Curricular centrado, quer em momentos de trabalho coletivo, quer de trabalho individualizado, visa contribuir para que o estudante aprofunde os seus conhecimentos no domínio do design gráfico e comunicação, que culminem com o desenvolvimento de um projeto de design gráfico.
Nesse sentido, justificam-se metodologias de ensino que estimulem o pensamento crítico e que orientem os estudantes na participação ativa e autónoma nos processos e desenvolvimentos tecnológicos e criativos na área que operem ou venham a operar.
Importa, assim, que as aulas tenham um caráter teórico-prático que garanta o conhecimento sustentado e a sua aplicação concreta em contextos práticos.
As competências são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de problemas consubstanciados em trabalhos supervisionados, que culminarão numa apresentação e discussão com os pares, no final da unidade curricular, que permitam o desenvolvimento de competências discursivas e comunicativas.
BIBLIOGRAFIA:
Fundamental:
Ambrose, Gavin & Harris, Paul (2006). Dicionário Visual de Design Gráfico. Bookman.
Gilbert, Regine (2019) Inclusive Design for a Digital Wordl: Designing with Accessibility in Mind. Apress.
Munari, Bruno (2017). Design e Comunicação Visual. Lisboa: Edições 70.
Ortega, Robin (2021). Essential Guide to Graphic Design for Beginners. Independently Published.
Sehn, Leandro (2017). Design Gráfico – Conceitos E Práticas Indispensáveis – Ebook. Brasil: Simplíssimo.
Silva, Adriana (2002). Branding Design. Brasil: Rio Books.
Vickress, Abbie; Dabner, David & Stewart, Sandra (2019). Curso de Design Gráfico. Espanha: Editorial Gustavo Gili.
Complementar:
Adobe (2020). Adobe Photoshop – Ajuda e tutoriais. Disponível em https://helpx.adobe.com/br/pdf/photoshop_reference.pdf
Adobe (2020). Adobe Illustrator Help. Disponível em
https://helpx.adobe.com/pdf/illustrator_reference.pdf
Adobe (2020. Adobe InDesign Help. Disponível em https://helpx.adobe.com/pdf/indesign_reference.pdf
INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/