Licenciatura
Engenharia Multimédia
Área Científica
Ciências informáticas
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Desktop Publishing
ECTS
6
Horas de Contacto
60h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:
1. Compreender os processos envolvidos na produção digital de um livro para impressão em papel;
2. Entender os conceitos e as técnicas associados à criação digital de documentos para visualização online;
3. Conhecer e saber utilizar, do ponto de vista da comunicação visual, os vários modelos e tipos de texto;
4. Desenvolver a capacidade de comunicar através de meios digitais interativos;
5. Conhecer os mecanismos de publicação para diferentes media.
PROGRAMA
1. Composição de layouts
2. Ferramentas e técnicas de desenho vetorial
2.1. Processo de design
2.2. Cor
2.3. Imagem
2.4. Usabilidade
3. Texto, paginação e formatação
3.1. Utilização de tabelas e listas
3.2. Caixas e molduras de texto
3.3. Fluir texto
3.4. Formatação de caracteres e parágrafos
3.5. Converter texto em curvas
3.6. Transparência em texto
3.7. Ferramenta Text Wrap
3.8. Tipografia
3.9. Character e Paragraph Styles
4. Criação e manipulação de objetos
4.1. Elementos Gráficos;
4.2. Controle de formas;
4.3. Content Conveyor;
4.4. Usar a free transform tool
4.5. Palete pathfinder
5. Ferramenta Pen Tool
5.1. Pontos de âncora e pontos de contacto
5.2. Tipologias dos pontos Bézier
6. Cor, preenchimentos e contornos
6.1. Cores e Efeitos
6.2. Transparências e misturas
7. Multimédia e Interatividade
7.1. PDF interativo
7.2. Publicações utilizando o formato PDF
7.3. Fólios
7.4. Epub
8. Exportação para impressão e para online
8.1. Técnicas de exportação para impressão em papel
8.2. Técnicas de exportação para publicação na AppStore
8.3. Técnicas de exportação para publicação em Kindle
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
O objetivo 1 é alcançável através dos pontos 1 e 2.1 a 2.4. Os pontos 3.1 a 3.9, 4.1 a 4.5, 5.1 a 5.2, 6.1 a 6.2 e 7 concretizam os objetivos 2 e 3. O objetivo 4 é atingido através dos pontos 8.1 a 8.4. Os pontos 9.1 a 9.3 permite concretizar o objetivo 5.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
Esta unidade curricular tem uma natureza teórico-prática. Estão previstas 60 horas de contato.
O tempo total de trabalho do aluno corresponde a 162 horas. As exposições teóricas são imediatamente acompanhadas de aplicações práticas, usando software de edição para diferentes plataformas.
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
As competências são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de problemas consubstanciados em trabalhos supervisionados, que culminarão em apresentações com discussão em grupo, que permitam o desenvolvimento de competências discursivas e comunicativas.
BIBLIOGRAFIA:
Fundamental:
Anton, Kelly Kordes, and John Cruise. Adobe InDesign CC Classroom in a Book, San Jose, California: Adobe Systems Incorporated, 2015
Cohen, Sandee, InDesign CC: Visual QuickStart Guide. Berkeley, California: Peachpit Press, 2014
Burns, Diane, and Sandee Coheen. Digital Publishing with Adobe InDesign CC: Moving Beyond Print to Digital. Berkeley, California: Peachpit Press, 2014
Rubin, Mira, Interactive InDesign CC: Bridging the Gap between Print and Digital Publishing. Burlington, Vermont: Focal Press, 2014
Complementar:
ALCOBIA, Isabel (2014). Photoshop CC. Lisboa: FCA.
BENSON, J. (2013). Live Streaming. Disponível em https://www.free-ebooks.net/ebook/Live-Streaming
HEWAGE, C. (2014). 3D Video Processing and Transmission Fundamentals. Bookboon (Open Access).
MARQUES, Miguel (2014). Sistemas e Técnicas de produção Áudio. Lisboa: FCA.
RADHAKRISHNAN, S. (2011). Effective Video Coding for Multimedia Applications. InTech (Open Access).
RIBEIRO, N. (2012). Multimédia e Tecnologias Interativas – 5ª Edição. Lisboa: FCA.
INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/