de Produtos
Multimédia
Curso Técnico Superior Profissional
Desenvolvimento de Produtos Multimédia
Área Científica
213 – Audiovisuais e Produção dos Media
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Animação Multimédia II
ECTS
3
Horas de Contacto Teórico Práticas
50h
Objetivos da Aprendizagem
1. Animação de Personagens e Rigging;
2. Uso de Efeitos Especiais e Pós-Produção;
3. Desenvolvimento de um Portfólio Profissional.
Conteúdos Programáticos
1. Modelagem 3D.
1.1. Primitivas 3D (poligonos, curvas);
1.2. Modelagem poligonal (subdivisão, retopologia);
1.3. Escultura digital;
1.4. Modelagem de personagens e cenários.
2. Texturização e Iluminação.
2.1. Aplicação de texturas e materiais;
2.2. Mapeamento de texturas (UV mapping);
2.3. Iluminação e renderização;
2.4. Efeitos de luz e sombra.
3. Animação 3D.
3.1. Animação de personagens (esqueleto, animação por curva);
3.2. Animação de objetos e cenários;
3.3. Dinâmica e física na animação;
3.4. Câmeras e animação de câmera.
4. Edição de Animação.
4.1. Montagem e sequências de cenas;
4.2. Corte e ajuste de animações;
4.3. Adição de efeitos sonoros e música.
5. Finalização e Exportação.
5.1. Renderização e formatação da animação;
5.2. Compressão e otimização para diferentes plataformas;
5.3. Integração com outros softwares (web, vídeo).
Bibliografia e recursos didáticos recomendados
Austin Shaw, Design for Motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design, Routledge; 2nd Edition.
Shaoqiang Wang, Typography for Screen: Type in Motion, Hoaki.
Wang Shaoqiang, Motion Graphics: 100 Design Projects You Can’t Miss, Promopress
Vishu Aggarwal, Creative Motion Mastery with Adobe After Effects: Learn the ins and outs of motion graphics, post-production, rotoscoping, and VFX, Packt Publishing.
David Dodds, Hands-On Motion Graphics with Adobe After Effects CC: Develop your skills as a visual effects and motion graphics artist, Packt Publishing; 1st Edition.
Ian Crook, Motion Graphics: Principles and Practices from the Ground Up, Bloomsbury Visual Arts; 1st Edition.
Michael Betancourt,The History of Motion Graphics, Wildside Press.