de Produtos
Multimédia
Curso Técnico Superior Profissional
Desenvolvimento de Produtos Multimédia
Área Científica
213 – Audiovisuais e Produção dos Media
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Ferramentas Gráficas II
ECTS
3
Horas de Contacto Teórico Práticas
50h
Objetivos da Aprendizagem
1. Tipografia;
2. Teoria das Cores;
3. Desenvolvimento de Identidade Visual;
4. Preparação de Arquivos para Impressão e Web;
5. Desenvolvimento de um Portfólio de Design Gráfico.
Conteúdos Programáticos
1. Interface e Ferramentas Básicas.
1.1. Painéis, menus e atalhos do Illustrator;
1.2. Ferramentas de desenho e forma;
1.3. Ferramentas de texto e tipografia;
1.4. Efeitos e estilos vetoriais.
2. Criação de Ilustrações e Vetores.
2.1. Desenho vetorial livre e com base em formas;
2.2. Técnicas de ilustração e pintura digital;
2.3. Criação de logotipos, ícones e outros elementos gráficos;
2.4. Tipografia avançada e design de lettering.
3. Design de Layouts e Composições.
3.1. Princípios de design gráfico e layout;
3.2. Criação de cartazes, banners e outros materiais impressos;
3.3. Design de interfaces de usuário (UI) e interfaces gráficas (GUI);
3.4. Adaptação de designs para diferentes plataformas.
4. Inkscape.
4.1. Edição de vetores gratuita e de código aberto;
4.2. Ferramentas e recursos similares ao Illustrator;
4.3. Criação de ilustrações, logotipos e diagramas.
5. GIMP.
5.1. Edição de imagens gratuita e de código aberto;
5.2. Ferramentas de edição, pintura e manipulação de fotos;
5.3. Alternativa ao Photoshop para iniciantes e usuários avançados.
6. Canva:
6.1. Design gráfico online para diversos fins;
6.2. Criação de posts para redes sociais, banners, apresentações.;
6.3. Ferramentas fáceis de usar e templates prontos.
7. Design 3D.
7.1. Introdução aos conceitos básicos de modelagem 3D;
7.2. Softwares para modelagem 3D (Blender, Maya.);
7.3. Criação de objetos 3D, personagens e cenários.
8. Tendências em Design Gráfico.
8.1. Novas técnicas e estilos de design;
8.2. Design para plataformas digitais e redes sociais;
8.3. Acessibilidade e inclusão no design.
Bibliografia e recursos didáticos recomendados
Simoner Ganzeleza, Adobe Photoshop 2024 Guide For Beginners: Unleashing Creativity, Independently published.
Conrad Chavez, Adobe Photoshop Classroom in a Book 2024 Release, Adobe Press. 1st Edition.
Trotter Burt, Adobe Photoshop 2024 for Beginners: Complete Beginner to Expert Step-by-Step Practical Guide to Master the Tools and Techniques in Photoshop for Professional Graphic Creation & Manipulation, Independently published.
Scott Kelby, How Do I Do That In Photoshop?: The Quickest Ways to Do the Things You Want to Do, Right Now!, Rocky Nook. 2nd Edition.
Blaze Hawthorn, Adobe Photoshop 2024 For Beginners & Power Users: Elevate your Digital Imagery to New Heights with The Transformative Power of Adobe Photoshop 2024, Independently published.