de Produtos
Multimédia
Curso Técnico Superior Profissional
Desenvolvimento de Produtos Multimédia
Área Científica
213 – Audiovisuais e Produção dos Media
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Laboratório Criativo I
ECTS
3
Horas de Contacto Teórico Práticas
50h
Objetivos da Aprendizagem
1. Estimular a Criatividade e a Experimentação;
2. Promover a Colaboração e a Co-criação;
3. Explorar Diversas Tecnologias Criativas;
4. Desenvolver Projetos Criativos Multidisciplinares;
5. Estimular a Inovação e a Experimentação.
Conteúdos Programáticos
1. O que é um Laboratório Criativo?
1.1. Definição, características e objetivos de um laboratório criativo;
1.2. Importância da experimentação, colaboração e inovação num ambiente criativo;
1.3. Exemplos de laboratórios criativos em diferentes áreas.
2. Desenvolvimento de Habilidades Criativas.
2.1. Técnicas para estimular a criatividade e o pensamento inovador;
2.2. Resolução de problemas criativa e brainstorming em equipa;
2.3. Cultivo da curiosidade, flexibilidade e adaptabilidade.
3. Espaço e Ambiente Criativos.
3.1. Criação de um ambiente propício à criatividade e colaboração;
3.2. Organização e gestão do espaço físico do laboratório;
3.3. Ferramentas e materiais para estimular a experimentação criativa.
4. Design Thinking.
4.1. Aplicação da metodologia Design Thinking para solucionar problemas e desenvolver soluções inovadoras;
4.2. Empatia, definição do problema, ideação, prototipagem e testes;
4.3. Adaptação do Design Thinking para diferentes contextos e desafios.
5. Técnicas de Criatividade.
5.1. Brainstorming, mind mapping, sketching, storyboarding e outras técnicas;
5.2. Combinação de diferentes técnicas para gerar ideias inovadoras;
5.3. Seleção e avaliação das ideias com maior potencial.
6. Prototipagem e Experimentação.
6.1. Criação de protótipos rápidos e de baixa fidelidade para testar ideias;
6.2. Experimentação com diferentes materiais, ferramentas e técnicas;
6.3. Obtenção de feedback e aprimoramento dos protótipos.
Bibliografia e recursos didáticos recomendados
Theo Inglis, The Graphic Design Bible: The Definitive Guide to Contemporary and Historical Graphic Design for Designers and Creatives, Ilex Press; 1st Edition.
Wimer Hazenberg, 75 Tools for Creative Thinking: A Fun Card Deck for Creative Inspiration, BIS Publishers; 1st Edition.
Sarah Stein Greenberg, Creative Acts For Curious People: How to Think, Create, and Lead in Unconventional Ways, Penguin Business.
Ana Bender, Creative Content Kit: A Method to Ideate and Create Content Strategy, BIS Publishers; 1st Edition.