Curso Técnico Superior Profissional

Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Área Científica

213 – Audiovisuais e Produção dos Media

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Laboratório Criativo II

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h

Objetivos da Aprendizagem

1. Fomentar a Reflexão e a Autorreflexão Criativa;
2. Explorar Temas e Questões Sociais através da Criatividade;
3. Desenvolver Competências de Resolução de Problemas Criativos;
4. Cultivar a Sensibilidade Estética e o Julgamento Crítico.

Conteúdos Programáticos

1. Definição dos Projetos.

1.1. Seleção de ideias com potencial para serem desenvolvidas em projetos;
1.2. Definição clara dos objetivos, metas e resultados esperados dos projetos;
1.3. Delimitação do escopo dos projetos e identificação de recursos necessários.

2. Desenvolvimento Colaborativo.

2.1. Trabalho em equipa para desenvolver os projetos criativos;
2.2. Comunicação eficaz, compartilhamento de ideias e resolução de conflitos;
2.3. Aproveitamento da diversidade de perspetivas e habilidades da equipa.

3. Gestão de Projetos.

3.1. Aplicação de ferramentas e metodologias para gerir os projetos;
3.2. Definição de prazos, tarefas e responsabilidades;
3.3. Monitorização do avanço dos projetos e realização de ajustes quando necessário.

4. Documentação e Apresentação.

4.1. Registo detalhado do processo de desenvolvimento dos projetos;
4.2. Documentação das soluções criadas e dos resultados obtidos;
4.3. Apresentação dos projetos para stakeholders e público-alvo.

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

Theo Inglis, The Graphic Design Bible: The Definitive Guide to Contemporary and Historical Graphic Design for Designers and Creatives, Ilex Press; 1st Edition.
Wimer Hazenberg, 75 Tools for Creative Thinking: A Fun Card Deck for Creative Inspiration, BIS Publishers; 1st Edition.
Sarah Stein Greenberg, Creative Acts For Curious People: How to Think, Create, and Lead in Unconventional Ways, Penguin Business.
Ana Bender, Creative Content Kit: A Method to Ideate and Create Content Strategy, BIS Publishers; 1st Edition.