de Produtos
Multimédia
Curso Técnico Superior Profissional
Desenvolvimento de Produtos Multimédia
Área Científica
213 – Audiovisuais e Produção dos Media
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Laboratório de Som I
ECTS
3
Horas de Contacto Teórico Práticas
50h
Objetivos da Aprendizagem
1. Compreensão dos Fundamentos do Áudio Digital;
2. Domínio de Software de Edição de Áudio;
3. Edição de Áudio para Produção Musical;
4. Tratamento de Som para Cinema e Vídeo;
5. Edição de Podcasts e Áudio para Redes Sociais.
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos Básicos.
1.1. O que é edição e tratamento de som?;
1.2. Aplicações da edição e tratamento de som (música, cinema, rádio, publicidade);
1.3. Terminologia básica em edição de som;
1.4. Formatos de áudio (WAV, MP3).
2. Ferramentas e Softwares.
2.1. Visão geral de softwares de edição de som (Audacity, Pro Tools, Ableton Live);
2.2. Interface gráfica e ferramentas básicas;
2.3. Edição não destrutiva e fluxo de trabalho.
3. Noções de Teoria Musical.
3.1. Elementos básicos da música (notas, acordes, escalas, ritmo);
3.2. Noções de teoria musical para edição de som;
3.3. Terminologia musical e sua aplicação no software.
4. Edição de Ondas Sonoras.
4.1. Seleção e recorte de trechos de áudio;
4.2. Fade in/out e crossfade;
4.3. Montagem e sequenciamento de áudio;
4.4. Edição de ritmo e tempo.
5. Tratamento de Ruídos e Imperfeições.
5.1. Remoção de ruídos indesejados (ruído branco, chiado);
5.2. Restauro de áudio antigo e danificado;
5.3. Técnicas de equalização e compressão;
5.4. Normalização e masterização de áudio.
6. Efeitos Sonoros.
6.1. Aplicação de efeitos de som (reverb, delay, chorus);
6.2. Criação de efeitos sonoros personalizados;
6.3. Efeitos sonoros para diferentes aplicações (música, cinema).
Bibliografia e recursos didáticos recomendados
Mark Brocklesby, Recording Sound: A Concise Guide to the Art of Recording, The Crowood Press Ltd; Concise Editions.
Lance Phillips, Video Editing Made Easy with DaVinci Resolve 18: Create quick video content for your business, the web, or social media, Packt Publishing.
Elisabeth Valentine Kristiansen, How to record an audiobook: A step-by-step guide to bringing your audiobook to life.
Fran Ashcroft, The Analogue Approach to Digital Recording and Mixing, The Crowood Press Ltd.
Barrett Williams, Podcasting Production Playbook: Sound, Editing, and Quality Enhancement Tips (Roaring Crowd Chronicles: Launch Your Local Sports Podcast).
BETHEL WEALTH, THE DIGITAL ROOM FOR ADOBE AUDITION 2023: A-Z beginner to expert guide for mastering the art of audio editing and sound mixing.
Gabriel Lamb, A Thesis in Editing and Sound Design, VDM Verlag Dr. Müller.