Curso Técnico Superior Profissional

Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Área Científica

213 – Audiovisuais e Produção dos Media

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Modelação 3D I

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h

Objetivos da Aprendizagem

1. Fundamentos da Modelação 3D;
2. Domínio de Software de Modelação 3D;
3. Técnicas Avançadas de Modelação;
4. Texturização e Mapeamento UV.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Modelagem 3D.

1.1. Conceitos básicos;
1.2. O que é modelagem 3D?;
1.3. História da modelagem 3D;
1.4. Tipos de modelagem 3D (poligonal, NURBS, subdivisão);
1.5. Softwares de modelagem 3D (Blender, Maya, 3ds Max).

2. Interface do software.

2.1. Layout da interface;
2.2. Ferramentas básicas de navegação e manipulação;
2.3. Atalhos de teclado.

3. Primórdios da modelagem.

3.1. Criação de formas básicas (cubos, esferas, cilindros);
3.2. Extrusão, rotação e escala;
3.3. Modelagem por vértices, arestas e faces.

4. Topologia.

4.1. Conceitos básicos de topologia (pontos, arestas, faces);
4.2. Fluxo de polígonos;
4.3. Triangulação e otimização de malha.

5. Modelagem Poligonal.

5.1. Criação de objetos poligonais;
5.2. Modelagem por caixa (box modeling);
5.3. Modelagem por subdivisão (subdivision modeling);
5.4. Modelagem por extrusão (extrude modeling);
5.5. Modelagem por remendos (patch modeling).

6. Modificadores.

6.1. Tipos de modificadores (subdivisão, loop cut, bevel.);
6.2. Aplicação de modificadores para esculpir e detalhar objetos.

7. Texturas.

7.1. Conceitos básicos de textura (mapa de cores, mapa normal.);
7.2. Aplicação de texturas a objetos;
7.3. Criação de texturas no Photoshop.

8. Modelagem NURBS.

8.1. Curvas NURBS;
8.2. Criação e edição de curvas NURBS;
8.3. Tipos de curvas (Bézier, B-spline);
8.4. Controle de pontos e tangentes.

9. Superfícies NURBS.

9.1. Criação e edição de superfícies NURBS;
9.2. Lofting, sweeping e patch modeling;
9.3. Revestimentos e aparas.

10. Modelagem de sólidos NURBS.

10.1. Operações booleanas (união, interseção, diferença);
10.2. Filleting e chamfering;
10.3. Conversão de NURBS para polígonos.

11. Escultura 3D.

11.1. Esculpir em Dyntopo;
11.2. Ferramentas de escultura (pincel, clay, smooth.);
11.3. Alfas e máscaras;
11.4. Escultura de detalhes e texturas.

12. Retopologia.

12.1. Criação de uma topologia otimizada para escultura;
12.2. Técnicas de retopologia manual e automática.

13. ZBrush.

13.1. Interface do ZBrush;
13.2. Ferramentas de escultura e pintura;
13.3. Polypaint e texturas.

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

Hettia Sorthaw, 3Ds Max Complete 2024 Guide for Beginners: Mastering 3D Art from Basics to Advanced Techniques | A Step-by-Step Guide to Autodesk 3ds Max in 2024, Independently published.
Margarita Nikita, Create Stunning Renders Using V-Ray in 3ds Max: Guiding the Next Generation of 3D Renderers, CRC Press. 1st Edition.
Jamie Cardoso, V-Ray 5 for 3ds Max 2020: 3D Rendering Workflows Volume 1 (3D Photorealistic Rendering), CRC Press. 2nd Edition.
Margarita Nikita, Create Stunning Renders Using Corona in 3ds Max: Guiding the Next Generation of 3D Renderers, CRC Press. 1st Edition.
Suzy Suson, Becoming an Expert in 3ds Max A Comprehensive Guide to Mastering 3D Design and Animation: Become Expert In 3D Max, Independently published.