de Produtos
Multimédia
Curso Técnico Superior Profissional
Desenvolvimento de Produtos Multimédia
Área Científica
213 – Audiovisuais e Produção dos Media
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Modelação 3D II
ECTS
3
Horas de Contacto Teórico Práticas
50h
Objetivos da Aprendizagem
1. Iluminação e Renderização;
2. Animação de Modelos 3D;
3. Desenvolvimento de um Portfólio de Modelação 3D.
Conteúdos Programáticos
1. Rigging e Animação.
1.1. Ossos e articulações;
1.2. Criação de hierarquias de ossos;
1.3. Inverse kinematics e forward kinematics;
1.4. Skinning e pesos de vértices.
2. Animação.
2.1. Tipos de animação (keyframes, motion capture.);
2.2. Criação de curvas de animação;
2.3. Dopagem e suavização de movimento.
3. Física.
3.1. Simulação de física (rigidez, colisão.);
3.2. Gravidade e partículas;
3.3. Dinâmicas de corpo rígido e mole.
4. Renderização e Iluminação.
4.1. Motores de renderização;
4.2. Tipos de motores de renderização (ray tracing, rasterization);
4.3. Configurações de renderização (antialiasing, iluminação global);
4.4. Composição e edição de áudio.
5. Iluminação.
5.1. Tipos de luzes (pontual, direcional, spot);
5.2. Iluminação realista e artística.
6. Câmeras.
6.1. Tipos de câmeras (perspetiva, ortográfica);
6.2. Profundidade de campo e efeitos de lente;
6.3. Composição e enquadramento.
7. Pós-Produção.
7.1. Edição de vídeo;
7.2. Softwares de edição de vídeo (Adobe Premiere, Final Cut Pro);
7.3. Corte, transições e efeitos;
7.4. Composição e edição de áudio.
Bibliografia e recursos didáticos recomendados
Hettia Sorthaw, 3Ds Max Complete 2024 Guide for Beginners: Mastering 3D Art from Basics to Advanced Techniques | A Step-by-Step Guide to Autodesk 3ds Max in 2024, Independently published.
Margarita Nikita, Create Stunning Renders Using V-Ray in 3ds Max: Guiding the Next Generation of 3D Renderers, CRC Press. 1st Edition.
Jamie Cardoso, V-Ray 5 for 3ds Max 2020: 3D Rendering Workflows Volume 1 (3D Photorealistic Rendering), CRC Press. 2nd Edition.
Margarita Nikita, Create Stunning Renders Using Corona in 3ds Max: Guiding the Next Generation of 3D Renderers, CRC Press. 1st Edition.
Suzy Suson, Becoming an Expert in 3ds Max A Comprehensive Guide to Mastering 3D Design and Animation: Become Expert In 3D Max, Independently published.