
de Produtos
Multimédia



Curso Técnico Superior Profissional
Desenvolvimento de Produtos Multimédia
Área Científica
213 – Audiovisuais e Produção dos Media
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Projeto Criativo
ECTS
6
Horas de Contacto Teórico Práticas
80h
Objetivos da Aprendizagem
1. Desenvolvimento da Criatividade e Pensamento Crítico;
2. Exploração de Múltiplos Formatos;
3. Desenvolvimento de Projetos Criativos Autênticos;
4. Colaboração e Feedback Criativo;
5. Reflexão e Autoavaliação Criativa.
Conteúdos Programáticos
1. O que é um Projeto Criativo?
1 .1. Definição, características e objetivos de um projeto criativo;
1.2. Importância da criatividade e da inovação na sociedade;
1.3. Exemplos de projetos criativos em diferentes áreas.
2. Desenvolvimento de Ideias Criativas.
2.1. Técnicas para gerar e explorar ideias criativas;
2.2. Pensamento divergente, brainstorming e outras ferramentas;
2.3. Avaliação e seleção de ideias com potencial.
3. Definição do Propósito do Projeto.
3.1. Formulação clara e concisa do problema a ser resolvido ou desafio a ser abordado;
3.2. Definição dos objetivos, metas e resultados esperados do projeto;
3.3. Delimitação do propósito e identificação de recursos necessários.
4. Pesquisa e Análise.
4.1. Levantamento de informações relevantes para o projeto;
4.2. Pesquisa de mercado, análise da concorrência e estudos de caso;
4.3. Análise das necessidades do público-alvo e contexto do projeto.
5. Planeamento e Organização.
5.1. Definição das etapas e atividades do projeto;
5.2. Cronograma com prazos e responsáveis por cada etapa;
5.3. Definição de recursos humanos, materiais e financeiros;
5.4. Ferramentas e metodologias de administração de projetos.
6. Criação e Prototipagem.
6.1. Desenvolvimento de soluções criativas para o problema definido;
6.2. Experiência com diferentes ideias e conceitos;
6.3. Criação de protótipos para testar e validar as soluções.
7. Implementação e Testes.
7.1. Transformação do protótipo numa solução final;
7.2. Testes rigorosos para garantir o funcionamento e a qualidade da solução;
7.3. Recolha de feedback e melhoria da solução com base nos testes.
8. Documentação e Apresentação.
8.1. Registo detalhado do processo de desenvolvimento do projeto;
8.2. Documentação das soluções criadas e dos resultados obtidos;
8.3. Apresentação do projeto para stakeholders e público-alvo.
Bibliografia e recursos didáticos recomendados
Richard E. Mayer, Multimedia Learning, Cambridge University Press. 3rd Edition.
Stefan Hartweg, A Project Management Methodology for Multimedia Projects: Analysis of Existing Strategies and Creating of a New Concept, Examicus Verlag. 1st Edition.
Ranjit Sidhu, Titanic Lessons in Project Leadership, Multi-Media Publications Inc.
Abbie D. Brown, Multimedia Projects in the Classroom: A Guide to Development and Evaluation, Corwin. 1st Edition.
Elaine England, Managing Multimedia: Project Management for Web and Convergent Media, Addison Wesley. 3rd Edition.