Curso Técnico Superior Profissional

Desenvolvimento de Produtos Multimédia

Área Científica

213 – Audiovisuais e Produção dos Media

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Animação Multimédia I

ECTS

3

Horas de Contacto Teórico Práticas

50h

Objetivos da Aprendizagem

1. Compreensão dos Fundamentos da Animação Multimédia;
2. Domínio de Software de Animação;
3. Criação de Animações 2D e 3D;
4. Incorporação de Elementos Multimédia;
5. Desenvolvimento de Storyboarding.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos Básicos.

1.1. Definição e história da animação;
1.2. Princípios da animação (persistência da visão, in-betweening, squash and stretch.);
1.3. Tipos de animação (tradicional, 2D digital, 3D, stop motion.);
1.4. Aplicações da animação (cinema, televisão, jogos, publicidade.).

2. Ferramentas e Softwares.

2.1. Visão geral de softwares de animação (2D e 3D);
2.2. Introdução à interface e ferramentas básicas;
2.3. Conceitos de animação dentro do software escolhido.

3. Criação de Personagens.

3.1. Design de personagens (anatomia, proporções, expressões);
3.2. Rigging e Skinning (criação de ossos e articulações);
3.3. Animação de personagens (movimento, expressões, lip sync).

4. Criação de Cenários.

4.1. Design de cenários (perspetiva, textura, iluminação);
4.2. Modelagem e texturização de elementos 2D;
4.3. Composição e cenografia.

5. Técnicas de Animação 2D.

5.1. Animação tradicional (desenho quadro a quadro);
5.2. Animação com interpolação (tweening);
5.3. Animação com marionetes;
5.4. Animação por recortes;
5.5. Efeitos visuais 2D.

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

Austin Shaw, Design for Motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design, Routledge. 2nd Edition.

Shaoqiang Wang, Typography for Screen: Type in Motion, Hoaki.

Wang Shaoqiang, Motion Graphics: 100 Design Projects You Can’t Miss, Promopress.

Vishu Aggarwal, Creative Motion Mastery with Adobe After Effects: Learn the ins and outs of motion graphics, post-production, rotoscoping, and VFX, Packt Publishing.

David Dodds, Hands-On Motion Graphics with Adobe After Effects CC: Develop your skills as a visual effects and motion graphics artist, Packt Publishing. 1st Edition.

Ian Crook, Motion Graphics: Principles and Practices from the Ground Up, Bloomsbury Visual Arts. 1st Edition.

Michael Betancourt, The History of Motion Graphics, Wildside Press.

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER: