Licenciatura

Engenharia Multimédia

Área Científica

Ciências informáticas

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Edições Multimédia Interativas

ECTS

6

Horas de Contacto

60h

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Nesta unidade curricular serão utilizadas tecnologias web e as técnicas de multimedia scriptwriting e interactive storytelling (estudadas noutras unidades curriculares) para criar publicações digitais, incluindo livros e documentos multimédia interativos e outros conteúdos multimédia para informação, entretenimento e educação.

Os objetivos desta unidade de aprendizagem são, pois, os seguintes:

1. Compreender e saber aplicar os princípios e as técnicas de user experience (UX), interactive design, information design (ID) e hipermédia para conceber conteúdos multimédia interativos;
2. Saber usar as tecnologias de desenvolvimento de aplicações web para criar conteúdos multimédia interativos;
3. Saber utilizar as tecnologias canvas e WebGL para criar animações gráficas 2D e 3D integráveis em documentos multimédia interativos;
4. Saber utilizar as tecnologias de áudio e vídeo na web e respetivas interfaces programáticas para criar conteúdos de vídeo interativo;
5. Saber criar publicações multimédia interativas, envolvendo toda a diversidade de conteúdos multimédia, para utilização na web e em dispositivos móveis.

PROGRAMA

1. Fundamentos de UX e interactive design
2. Information design: princípios e prática
3. Design de conteúdos hipermédia
4. Tecnologias para a criação de conteúdos web
5. Técnicas de criação de animação gráfica 2D e 3D
6. Técnicas de programação para a criação de vídeos interativos
7. Conceção e criação de livros e documentos multimédia interativos
8. Projeto 1: Livro multimédia interativo para finalidades educacionais
9. Projeto 2: Aplicação multimédia interativa com finalidades informativas
10. Projeto 3: Aplicação multimédia interativa para entretenimento

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

O objetivo 1 é concretizado através dos pontos 1, 2 e 3. O ponto 4 permite concretizar o objetivo 2. O objetivo 3 é atingido com o ponto 5. O ponto 6 permite concretizar o objetivo 4. O objetivo 5 é atingido com os pontos 7, 8, 9 e 10.

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

A unidade curricular possui uma componente teórica de princípios de design de conteúdos multimédia e uma componente prática tecnológica de criação de produtos envolvendo hipermédia, animações gráficas e vídeo interativo. Os projetos finais visam proporcionar a oportunidade de integrar esses conhecimentos em aplicações concretas para a web e dispositivos móveis. Estão previstas 60 horas de contato. O tempo total de trabalho do aluno corresponde a 162 horas.
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

A metodologia, baseada em exposições teóricas com exemplos e debate, bem como as aulas dedicadas à elaboração de projetos práticos proporcionam as condições pedagógicas para que os alunos possam adquirir os conhecimentos e as competências definidas nos objetivos de aprendizagem.

BIBLIOGRAFIA:

Fundamental:

Platt, David. The Joy of UX: User Experience and Interactive Design for Developers (2016)
Addison-Wesley Professional
Coates, Kathryn; Ellison, Andy. An Introduction to Information Design (2014). Laurence King
Bhattacharyya, Siddhartha; Bhaumik, Hrishikesh; De, Sourav; Klepac, Goran. Intelligent Analysis of Multimedia Information (2016). IGI Global
Collins, Mark J. Pro HTML5 with CSS, JavaScript, and Multimedia: Complete Website Development and Best Practices (2017). Apress

Complementar:

Cipolla-Ficarra, Francisco Vicente. Quality and Communicability for Interactive Hypermedia Systems: Concepts and Practices for Design (2010). IGI Global
Lipton, Ronnie. The Practical Guide to Information Design (2007) John Wiley & Sons

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/