
C.E.POLITÈCNICS- Centre d’Estudis Politècnics (Barcelona)
ENTIDADE RECETORA
PROJETO 2018-1-PT01-KA103-047081
2 Docentes (período: 11-15/02/2019)
Conhecer um pouco da história do CEPNET, a sua missão e oferta educativa bem como a experiência anterior em projetos de mobilidade Erasmus+ com o envolvimento ou não de professores.
Realizar diversas atividades de jobshadowing com diferentes professores do CEPNET e em diferentes cursos (Web Applications Development e Multi-platform Applications Development)
- Esclarecimento do Project Based Learning (PBL) in Politècnics
- Shadowing: PBL in IT courses, Web Applications Development
- IT studies in Politècnics
- In-company visit to students from Development of Web Applications and Multi-platform applications Development
- PBL in IT courses, Web Applications Development; students projects meetings
- IT project and classes and foreign languages in IT studies

Universidade de Ljubljana (Eslovénia)
ENTIDADE RECETORA
PROJETO 2019-1-PT01-KA103-060184
1 Docente (período: 29/11-3/12/2021)
- Partilha de experiências e conhecimentos
- Formação partilhada na “Faculty of Education”:
- Introduction to Stencyl – “Learn how to use Stencyl to create a simple educational game”
- Stencyl Crash Course 2

Fortiss GmbH - Research Institute of the Free State of Bavaria for software-intensive systems and services (Alemanha)
ENTIDADE RECETORA
PROJETO 2019-1-PT01-KA103-060184
1 Docente (período: 10-14/02/2020)
Período de observação no instituto de investigação fortiss ©GmbH para sistemas e serviços com uso intensivo de software.
Formação recebida através do acompanhamento do trabalho diário, através da troca de boas práticas, aquisição de competências e conhecimentos e estabelecimento de parcerias a longo prazo, através da observação participativa.
- Reuniões de equipa e de Laboratório;
- Apresentação do “Mobile Pervasive Augmented Reality Systems: Feedback Modeling in Outdoor Environments”;
- Workshop de Doutorandos;
- Ferramenta Latex On-Line para Escrever e Submeter Artigos;
- Reuniões Individuais com Estudantes de Doutorado;
- Monitorização do Trabalho de Laboratório;
- Reunião Específica de Tarefas de Laboratório

Universidad de Extremadura Badajoz, Espanha
ENTIDADE RECETORA
PROJETO 2020-1-PT01-KA103-077941
1 Docente (período: 28/2-4/3/2022)
Formação recebida através do acompanhamento do trabalho diário, através da troca de boas práticas, aquisição de competências e conhecimentos e estabelecimento de parcerias a longo prazo, através da observação participativa.
- Reuniões de equipa e de Laboratório;
- Aula de Orientação na Escola de Engenharia Agrária
- Apresentação e Discussão do Trabalho de Investigação,
- Trabalho no Artigo Using Smart Data for MPARS;
- Ferramenta Latex On-Line para Escrever e Submeter Artigos;
- Reuniões Individuais com Estudantes;
- Monitorização do Trabalho de Laboratório;
- Reunião Específica de Tarefas de Laboratório;
- Monitorização do Trabalho de Laboratório;
- Tarefas de Investigação no Laboratório;
- Exposição de Posters no Laboratório;
- Areas de Investigação na UnEx.

Universidad Rey Juan Carlos, Espanha
ENTIDADE RECETORA
PROJETO 2020-1-PT01-KA103-077941
1 Docente (período: 07-11/03/2022)
Formação recebida através do acompanhamento do trabalho diário, através da troca de boas práticas, aquisição de competências e conhecimentos e estabelecimento de parcerias a longo prazo, através da observação participativa:
- Presença em Aulas e Reuniões de Coordenação;
- Partilha de conhecimentos sobre cursos em ambas as intituições, aplicações e funcionalidades;
- Assistência em apresentação de alunos – de trabalhos finais de licenciaturas;
Visita a Biblioteca; - Discussão sobre várias inovaçãoes a serem aplicadas também no ISTEC.

Universidade Ovidius de Constanta, Roménia
ENTIDADE RECETORA
PROJETO 2021-1-PT01-KA131-HED-000006632
1 Docente (período: 03-07/04/2023)
Job Shadowing na vertente do acompanhamento do trabalho diário, através da troca de boas práticas, aquisição de competências e conhecimentos e estabelecimento de parcerias a longo prazo, através da observação participativa:
- Assistência de aulas, comunicação e discussão com professores e investigadores, bem como com alunos;
- Conhecimento de projetos desenvolvidos no departamento relacionados com modelação 3D. Presença em laboratório de modelação;
- Troca de ideias sobre modelos matemáticos que estudam os comportamentos das epidemias e propagação do malware nas redes de computadores;
- Contacto com algumas das competências exigidas de quem está na docência: Mentalidade de crescimento, Comunicação Eficaz, Resiliência, Flexibilidade e Comprometimento;
- Observação das competências no ambiente escolar, como, Liderança, Empatia, Comunicação e Mentalidade Sistêmica. Em termos de habilidades linguísticas, Assertividade e escuta ativa.

Universidade Ovidius de Constanta, Roménia
ENTIDADE RECETORA
PROJETO 2021-1-PT01-KA131-HED-000006632
1 Docente (período: 08-12/05/2023)
Job Shadowing na vertente do acompanhamento do trabalho diário, através da troca de boas práticas, aquisição de competências e conhecimentos e estabelecimento de parcerias a longo prazo, através da observação participativa:
- Impressão partir de chapas de aquaforte;
- Reprodução e impressão de um autorretrato em Aquatinta;
- Participação na montagem e desmontagem de exposições com trabalhos dos alunos;
- Processo de Aquaforte, criando a partir de um desenho, um suporte metalico (latão) que iria servir de carimbo.;
- Oportunidade de estabelecer contactos com diversos profissionais e conhecer diferentes abordagens na realização de tarefas semelhantes;
- Promover o trabalho dos estudantes do ISTEC, tentar criar alguns projetos entre as duas faculdades;
- Exposição a novas culturas, permitindo ampliar os conhecimentos e desenvolver competências pessoais, tais como confiança, empatia, iniciativa, otimismo, adaptação e autoavaliação.

Universidade Ovidius de Constanta, Roménia
ENTIDADE RECETORA
PROJETO 2022-1-PT01-KA131-HED-000057686
2 Não Docentes (período: 01-05/04/2024)
Job Shadowings na vertente do acompanhamento do trabalho diário, através da troca de boas práticas, aquisição de competências e conhecimentos e estabelecimento de parcerias a longo prazo, através da observação participativa:
- Reuniões com as responsáveis e colegas dos gabinetes e trocar experiências e modos de trabalho, tanto na área da garantia da qualidade como dos serviços académicos, nomeadamente nas admissões;
- A comunicação demonstrada entre os elementos das equipas mostrou a importância de ser essencial comunicar para obter bons resultados, trabalhando de modo eficiente e eficaz;
- Em termos operacionais, no tratamento de dados, evidenciadas as mesmas ferramentas (ex.º Excel, Microsoft Office, e a Plataforma Teams na gestão da documentação);
- Contribuição para a melhoria das competências sociais e linguísticas.

Universidade de Vigo
ENTIDADE RECETORA
PROJETO 2022-1-PT01-KA131-HED-000057686
1 Docente/Não Docente (período: 06-10/05/2024)