Licenciatura | Engenharia de Redes e Segurança Informática

Base de Dados

Área Científica

Ciências Informáticas

Duração

Semestral

ECTS

6

Horas de Contacto Teórico Práticas

48h

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino

O1 – Compreender a finalidade dos sistemas de bases de dados relacionais;
O2 – Compreender as diferenças entre os modelos relacionais e não relacionais (NoSQL);
O3 – Conhecer os principais modelos e sistemas de bases de dados não relacionais;
O4 – Perceber os conceitos do modelo relacional de bases de dados;
O5 – Compreender e saber aplicar as técnicas de normalização de tabelas;
O6 – Saber usar o modelo entidade-associação e modelo relacional para desenhar bases de dados;
O7 – Conhecer e saber utilizar as operações relacionais com tabelas;
O8 – Compreender e saber utilizar a linguagem SQL para a criação, consulta e modificação de bases de dados;
O9 – Ser capaz de conceber um modelo relacional desde a sua arquitetura até à sua implementação.

Conteúdos programáticos

  1. Bases de dados
  2. O modelo relacional
  3. Normalização de tabelas
  4. Conceção de bases de dados relacionais
  5. Operações relacionais
  6. Linguagem SQL
  7. Projeto de criação e acesso a bases de dados com SQL

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.

Os objetivos 1, 2 e 3 são alcançados através dos pontos 1.1 a 1.5 do programa. O objetivo 4 é atingido através dos pontos 2.1 a 2.9. O objetivo 5 é atingido através dos pontos 3.1 a 3.10. O objetivo 6 é atingido através dos pontos 4.1 a 4.4. O objetivo 7 é atingido através dos pontos 5.1 a 5.3. O objetivo 8 é atingido através dos pontos 6.1 a 6.6. O objetivo 9 é atingido através dos pontos 7.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico.

A metodologia utilizada nesta unidade curricular é baseada na utilização prática de diversos sistemas de software e no desenvolvimento de um projeto que envolva a criação de uma base de dados no sistema de gestão de bases de dados relacional.
Em suma, a metodologia de ensino e aprendizagem encontra-se consubstanciada nos princípios enumerados no modelo pegadógico de ensino do ISTEC (Aprendizagem Significativa, Motivação, Orientação, Interação, inclusão e Aprendizagem Centrada no Estudante).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.

A componente teórico-prática das aulas e o projeto a desenvolver, asseguram que os objetivos definidos para esta unidade curricular, consistem em familiarizar os alunos com a utilização e as respetivas características de um sistema de base de dados relacional. Assim, utilizando metodologias ativas em que o estudante controla a sua aprendizagem e participa diretamente nela, estamos em crer que poderemos atingir os objetivos propostos de uma forma mais eficiente e aprofundada. Dada a especificidade da unidade curricular serão utilizados exemplos reais e atuais que contextualizem os conteúdos programáticos. Deste modo procura-se estimular o trabalho autónomo dos estudantes e desenvolver os seus sentidos e pensamentos críticos sobre as questões que o envolvem, direta ou indiretamente. Com estas metodologias crê-se uma boa execução dos conteúdos programáticos e como consequência a consecução com sucesso dos objetivos da unidade curricular.

Bibliografia

Beaulieu, A. (2020) Learning SQL: Generate, manipulate, and retrieve data. 3rd ed. Sebastopol, CA: O’Reilly Media.

Botros, S. and Tinley, J. (2021) High performance MySQL: Proven strategies for running MySQL at scale. 4th ed. Sebastopol, CA: O’Reilly Media.

Damas, Luís. (2005). SQL – Structured Query Language – 6.ª Edição Atualizada e Aumentada. Lisboa: FCA

Gouveia, Feliz. (2014). Fundamentos das Base de dados. Lisboa: FCA

Grippa, V. M. and Kuzmichev, S. (2021) Learning MySQL: Get a handle on your data. Sebastopol, CA: O’Reilly Media.

Malik, U., Goldwasser, M. and Johnston, B. (2019) SQL for Data Analytics: Perform fast and efficient data analysis with the power of SQL. Birmingham, England: Packt Publishing.

Pettit, T. and Cosentino, S. (2022) The MySQL Workshop The MySQL Workshop: A practical guide to working with data and managing databases with MySQL. Birmingham, England: Packt Publishing. Solomon,

F., Jayaram, P. and Al Saqqa, A. (2019) The The SQL Works

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/