Licenciatura | Engenharia de Redes e Segurança Informática
Empreendedorismo e Gestão de Empresas
Área Científica
Gestão e Administração
Duração
Semestral
ECTS
6
Horas de Contacto Teórico Práticas
48h
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino
1. Conhecer os principais modelos de gestão empresarial e os seus contextos de aplicação nas organizações;
2. Identificar e sistematizar as fases do processo empreendedor na criação e desenvolvimento de oportunidades de negócio;
3. Desenvolver o espírito empreendedor, incluindo a motivação empreendedora, competências psicológicas, sociais e de gestão;
4. Reconhecer, discutir e demonstrar conceitos, técnicas e ferramentas de suporte à tomada de decisão para a gestão;
5. Conhecer e analisar de forma crítica as atividades da gestão empresarial.
Conteúdos programáticos
1. Gestão nas organizações;
2. Empreendedor e empreendedorismo;
3. Estrutura e cultura organizacional;
4. Liderança e motivação;
5. Planeamento, Controlo e Tomada de decisão;
6. O Processo empreendedor na gestão;
7. A inovação tecnológica como elemento de dinamização empresarial.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem as principais abordagens à gestão, contendo os elementos do seu ciclo de desenvolvimento, numa ligação ao empreendedorismo, inovação e tecnologia, de forma a enquadrar-se nas tendências atuais do desenvolvimento empresarial num contexto global e digital. O desenvolvimento empresarial e societal implica uma gestão profissional aliada aos princípios do empreendedorismo de forma a potenciar a criação e a inovação, enquanto base para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
O empreendedorismo ganha assim um espaço privilegiado na política económica, abrangendo quer a criação de novos negócios quer o desenvolvimento de oportunidades em organizações já existentes, promovendo a inovação no contexto dos negócios, podendo assumir várias formas, como a introdução de um novo produto, introdução de um novo método de produção, abertura de um novo mercado e criação de uma nova empresa.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico.
Esta unidade curricular tem uma natureza teórico-prática. Estão previstas 48 horas de contacto. A componente teórica desenvolve-se através de apresentações feitas pelo docente em sala de aula, complementada quando apropriado com outros elementos pedagógicos, que estimulem o interesse e participação dos alunos e a interação docente/ discentes. A componente prática concretiza-se através de exercícios de aplicação a desenvolver na aula com a supervisão do docente e utilização de métodos interativos que fomentem a discussão de uma solução base e de possíveis alternativas.
Em suma, a metodologia de ensino e aprendizagem encontra-se consubstanciada nos princípios enumerados no modelo pedagógico de ensino do ISTEC Lisboa (Aprendizagem Significativa, Motivação, Orientação, Interação, inclusão e Aprendizagem Centrada no Estudante).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
A metodologia centrar-se-á na interatividade entre os vários agentes educativos, começando pelo docente e estendendo-se a todos os estudantes, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem de forma crítica e ativa através dos fóruns. Com uma abordagem de debate e utilizando os fóruns e documentos de apoio inerentes às temáticas abordadas, espera-se que exista uma forte motivação e participação por parte dos estudantes nas atividades a desenvolver. Assim, utilizando metodologias ativas em que o estudante controla a sua aprendizagem e participa diretamente nela, estamos em crer que poderemos atingir os objetivos propostos de uma forma mais eficiente e aprofundada.
Dada a especificidade da unidade curricular serão utilizados exemplos reais e atuais que contextualizem os conteúdos programáticos. Deste modo procura-se estimular o trabalho autónomo dos estudantes e desenvolver os seus sentidos e pensamentos críticos sobre as questões que o envolvem, direta ou indiretamente.
Com estas metodologias crê-se uma boa execução dos conteúdos programáticos e como consequência a consecução com sucesso dos objetivos da unidade curricular.
Bibliografia
BODDY, D. (2016). Management: An Introduction, 7th Ed, EUA, Prentice Hall.
HISRICH, R.D.; PETERS, M.P.; SHEPHERD, D.A. (2020), Entrepreneurship, 11th Edition, EUA, McGraw Hill.
LAUDON, K.C. & LAUDON J.P. (2018). Management Information Systems – managing the digital firm, 15th Ed, London, Pearson.
SAKAR, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação, 3rd Ed, Lisboa: Escolar Editora.
SCARBOROUGH, N.M.; CORNWALL, J.R. (2019), Essentials of Entrepreneurship and Small Business Management, 9th Ed., London, Pearson.
INTERNET:
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