Licenciatura | Engenharia de Redes e Segurança Informática

Programação Aplicada à Cibersegurança

Área Científica

Ciências Informáticas

Duração

Semestral

ECTS

6

Horas de Contacto Teórico Práticas

48h

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino

O1 – Explicar a relação entre as diferentes linguagens e as ameaças à cibersegurança
O2 – Usar o conhecimento das características de linguagens de programação para selecionar uma linguagem de implementação e/ou teste
O3 – Encontrar vulnerabilidades com Python
O4 – Programa scipts de segurança.

Conteúdos programáticos

1.Scripting com Python.
2.Conector à Rede TOR e descobrir serviçoes escondidos.
3.Serviços de port scanning com Python.
4.Trabalhar com Nmap Scanner.
5.Interagir com Scanning de vulnerabilidades.
6.Segurança e vulnerabilidades com Módulos do Python

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.

Nesta UC serão abordados conteúdos que permitam ao estudante conhecer a PYTHON como forma de entender o significado e utilidade do que é a algoritmia. Neste sentido iniciar-se-á a UC com conceitos introdutórios de modo a preparar os estudantes para os conteúdos mais técnicos. Seguidamente, de modo a responder a O2, O3 e O4, será apresentada a linguagem através da sua sintaxe e semântica..

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico.

Esta unidade curricular tem uma natureza teórico-prática. Estão previstas 48 horas de contacto. A componente teórica desenvolve-se através de apresentações feitas pelo docente em sala de aula, complementada quando apropriado com outros elementos pedagógicos, que estimulem o interesse e participação dos alunos e a interação docente/discentes. A componente prática concretiza-se através de exercícios de aplicação a desenvolver na aula com a supervisão do docente e utilização de métodos interativos que fomentem a discussão de uma solução base e de possíveis alternativas.
Em suma, a metodologia de ensino e aprendizagem encontra-se consubstanciada nos princípios enumerados no modelo pegadógico de ensino do ISTEC (Aprendizagem Significativa, Motivação, Orientação, Interação, inclusão e Aprendizagem Centrada no Estudante).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.

A metodologia centrar-se-á na interatividade entre os vários agentes educativos, começando pelo docente e estendendo-se a todos os estudantes, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem de forma crítica e ativa. Com uma abordagem?de debate?e utilizando os documentos de apoio inerentes às temáticas abordadas, espera-se que exista uma forte motivação e participação por parte dos estudantes nas atividades a desenvolver. Assim, utilizando metodologias ativas em que o estudante controla a sua aprendizagem e participa diretamente nela, estamos em crer que poderemos atingir os objetivos propostos de uma forma mais eficiente e aprofundada.
Dada a especificidade da unidade curricular serão utilizados exemplos reais e atuais que contextualizem os conteúdos programáticos. Deste modo procura-se estimular o trabalho autónomo dos estudantes e desenvolver os seus sentidos e pensamentos críticos sobre as questões que o envolvem, direta ou indiretamente.
Com estas metodologias crê-se uma boa execução dos conteúdos programáticos e como consequência a consecução com sucesso dos objetivos da unidade curricular.

Bibliografia

Costa, E. (2015). Programação em python: fundamentos e resolução de problemas. Lisboa: FCA – Editora de Informática, Lda
Rhodes, B. , & Goerzen, J. (2014). Foundations of Python Network Programming (3rd ed. edition). New York, NY: Apress
McKinney, W. (2012). Python for Data Analysis: Data Wrangling with Pandas, NumPy, and IPython (1 edition). Beijing: O’Reilly Media

INTERNET:
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