Licenciatura | Engenharia de Redes e Segurança Informática
Redes de Computadores II
Área Científica
Ciências Informáticas
Duração
Semestral
ECTS
6
Horas de Contacto Teórico Práticas
48h
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino
1. Compreender os fundamentos do Spanning Tree Protocol;
2. Compreender os fundamentos das VLANs, utilizadas para separar fluxos de tráfego em redes locais;
3. Compreender os fundamentos de segurança e monitorização de redes;
4. Compreender os fundamentos dos Protocolos de Routing Dinâmico em redes IP;
5. Compreender os fundamentos dos Protocolos de Routing Dinâmico, do tipo Vetor-Distância, nomeadamente RIP e EIGRP;
6. Compreender os fundamentos dos Protocolos de Routing, do tipo Link State, nomeadamente OSPF;
7. Compreender os fundamentos dos Protocolos de Routing, do tipo Path-Vector, nomeadamente BGP.
Conteúdos programáticos
1. STP (Spanning Tree Protocol);
2. VLANs;
3. Segurança e Monitorização de Redes;
4. Protocolos de encaminhamento dinâmico;
5. Protocolos de Vetor-Distância;
6. Protocolos de Estado da Ligação;
7. Protocolo BGP de encaminhamento externo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes de modo a proporcionar-lhes um complemento aos conhecimentos básicos sobre as redes de comunicações adquiridos na UC Redes e Comunicações I. Para tal, são abordados protocolos e serviços de suporte a um bom funcionamento das redes e os protocolos de routing dinâmico intra e inter redes de comunicação.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico.
As metodologias de avaliação formativa nos diferentes tipos de aula (teórica ou prática), procuram respeitar o equilíbrio entre o campo teórico, prático e aplicacional, traduzidas na análise de questões e na resolução de pequenos trabalhos práticos, de forma a garantir que os objetivos definidos, em termos de compreensão teórica e de capacidades práticas, conduzam os alunos a atingir, de forma sustentada, os resultados propostos para a unidade curricular.
Em suma, a metodologia de ensino e aprendizagem encontra-se consubstanciada nos princípios enumerados no modelo pedagógico de ensino do ISTEC Lisboa (Aprendizagem Significativa, Motivação, Orientação, Interação, inclusão e Aprendizagem Centrada no Estudante).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
A metodologia centrar-se-á na interatividade entre os vários agentes educativos, começando pelo docente e estendendo-se a todos os estudantes, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem de forma crítica e ativa através das aulas. Com uma abordagem de debate e utilizando os documentos de apoio inerentes às temáticas abordadas, espera-se que exista uma forte motivação e participação por parte dos estudantes nas atividades a desenvolver. Assim, estamos em crer que poderemos atingir os objetivos propostos de uma forma mais eficiente e aprofundada.
Dada a especificidade da unidade curricular serão utilizados exemplos reais e atuais que contextualizem os conteúdos programáticos. Deste modo procura-se estimular o trabalho autónomo dos estudantes e desenvolver os seus sentidos e pensamentos críticos sobre as questões que o envolvem, direta ou indiretamente.
Com estas metodologias crê-se uma boa execução dos conteúdos programáticos e como consequência a consecução com sucesso dos objetivos da unidade curricular.
Bibliografia
J. Gouveia e A. Magalhães, “Redes de Computadores”,10ª edição, FCA, 2013.
Rui Sá, “Introdução às Telecomunicações”, 3ª Edição, FCA, 2016.
F. Boavida e M. Bernardes, “TCP/IP – Teoria e Prática”, 1ª edição, FCA, 2012.
A. Tanenbaum, “Computer Networks”, 5th edition, Prentice Hall, 2010.
Rui Carriço, “Tecnologias e Protocolos de Redes”? Edições Chambel, 2009.
E. Monteiro e F. Boavida, “Engenharia de Redes Informáticas”, 10ª edição, FCA, 2011.
Jeanna Matthews, “Computer Networking – Internet Protocols in Action”, Wiley, 2005.
Doug Lowe, “Networking All-in-One For Dummies”, 7th Edition, Wiley, 2018.
INTERNET:
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