Licenciatura | Engenharia de Redes e Segurança Informática

Segurança em Redes de Comunicação

Área Científica

Ciências Informáticas

Duração

Semestral

ECTS

6

Horas de Contacto Teórico Práticas

48h

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino

1. Compreender os fundamentos da segurança nas redes informáticas;
2. Compreender os princípios básicos das principais ameaças e vulnerabilidade da segurança nas redes informáticas;
3. Compreender os princípios básicos das principais medidas de segurança a adotar para minimizar a probabilidade de sucesso das principais ameaças à segurança nas redes informáticas;
4. Compreender os princípios básicos dos principais protocolos de segurança e serviço VPN de suporte à comunicação segura em redes informáticas, com enfase na internet;
5. Compreender os princípios básicos da segurança nas redes sem fios, mais expostas a ameaças;
6. Compreender casos de estudo reais: Padrão de Segurança de Dados para Cartões de Pagamento (PCI DSS) e Cartão do Cidadão.

Conteúdos programáticos

1. Introdução e conceitos básicos de segurança;
2. Ameaças e vulnerabilidades;
3. Medidas de segurança informática;
4. Protocolos de comunicação segura e Serviço VPN;
5. Segurança em redes sem fios;
6. Estudo de Caso: Industry Data Security Standard, Payment Cards (PCI DSS).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.

Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes de modo a proporcionar-lhes os conhecimentos básicos sobre as principais ameaças que se colocam à segurança dos Sistemas de Informação das organizações e como dotá-los de meios e técnicas para enfrentar essas ameaças. Para tal, são abordadas as principais ameaças e vulnerabilidades, medidas a tomar para minimizar a probabilidade de sucesso das mesmas, os protocolos de suporte a comunicação segura nas redes IP e internet e a segurança nas redes sem fios mais expostas a ameaças.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico.

A unidade curricular seguirá o modelo pedagógico existente no ISTEC Lisboa, sendo totalmente lecionada com aulas presenciais, com apresentação da matéria, complementada com exemplos práticos em simulador de redes e analisador de protocolos (sniffer). Os conteúdos programáticos foram divididos em seis grandes temáticas, sendo que será disponibilizado para cada tópico material pedagógico (documental, audiovisual, entre outros) de apoio às aulas em plataforma online de gestão de conteúdos escolares (google classroom). A plataforma online será também usada para fóruns de discussão e de esclarecimento de dúvidas de alunos, procurando promover a interatividade e a comunicação com o Professor.
Em suma, a metodologia de ensino e aprendizagem encontra-se consubstanciada nos princípios enumerados no modelo pedagógico de ensino do ISTEC Lisboa (Aprendizagem Significativa, Motivação, Orientação, Interação, inclusão e Aprendizagem Centrada no Estudante).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.

A metodologia centrar-se-á na interatividade entre os vários agentes educativos, começando pelo docente e estendendo-se a todos os estudantes, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem de forma crítica e ativa através das aulas e plataforma online. Com uma abordagem de debate e utilizando os documentos de apoio inerentes às temáticas abordadas, espera-se que exista uma forte motivação e participação por parte dos estudantes nas atividades a desenvolver. Assim, estamos em crer que poderemos atingir os objetivos propostos de uma forma mais eficiente e aprofundada.
Dada a especificidade da unidade curricular serão utilizados exemplos reais e atuais que contextualizem os conteúdos programáticos. Deste modo procura-se estimular o trabalho autónomo dos estudantes e desenvolver os seus sentidos e pensamentos críticos sobre as questões que o envolvem, direta ou indiretamente.
Com estas metodologias crê-se uma boa execução dos conteúdos programáticos e como consequência a consecução com sucesso dos objetivos da unidade curricular.

Bibliografia

André Zuquete, “Segurança em Redes Informáticas”,6ª edição, FCA, 2021.
A. Salmon, W. Levesque, M. McLafferty, “Applied Network Security”, Packt, 2017.
Osvaldo Santos, “Firewalls Soluções Práticas”, FCA, 2011.
Jorge Granjal, “Segurança Prática em Sistemas e Redes com Linux”, FCA, 2017.
Fernando Boavida, Mário Bernardes, “Introdução à Criptografia”, FCA, 2019.
William Stallings & Lawrie Brown “Computer Security: Principles and Practice”, Prentice Hall 2008.

<strong>INTERNET:</strong>
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