Licenciatura | Engenharia de Redes e Segurança Informática
Sistemas Operativos II
Área Científica
Ciências Informáticas
Duração
Semestral
ECTS
6
Horas de Contacto Teórico Práticas
48h
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino
1. Conhecer os vários tipos de S. O. existentes, incluindo os utilizados em sistemas críticos, para uso monoutilizador (desktop), servidor e multiutilizador;
2. Conhecer e saber utilizar os novos paradigmas de computação assentes em máquinas virtuais, computação em nuvem e virtualização;
3. Saber gerir e configurar sistemas multiutilizador para uso em datacenters, conhecer os seus principais componentes de gestão e saber como os gerir eficazmente;
4. Ser capaz de compreender e saber utilizar as funcionalidades de um S.O. para gestão de utilizadores e as respetivas políticas de acesso e segurança;
5. Desenvolver competências avançadas e capacidades para a instalação, configuração e administração, dos principais S.O. existentes no mercado, tendo sempre presente as evoluções constantes que vão ocorrendo ao longo do tempo.
Conteúdos programáticos
1. Sistemas Operativos para Servidores;
2. Virtualização e Cloud Computing;
3. Entradas e Saídas (I/O);
4. Redes;
5. Segurança;
6. Armazenamento e cópias de segurança;
7. Automatização de tarefas com scripts;
8. Gestão de logs e administração.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
A metodologia centrar-se-á na interatividade entre os vários agentes educativos, começando pelo docente e estendendo-se a todos os estudantes, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem de forma crítica e ativa. Com uma abordagem de debate e utilizando os documentos de apoio inerentes às temáticas abordadas, espera-se que exista uma forte motivação e participação por parte dos estudantes nas atividades a desenvolver. Assim, utilizando metodologias ativas em que o estudante controla a sua aprendizagem e participa diretamente nela, estamos em crer que poderemos atingir os objetivos propostos de uma forma mais eficiente e aprofundada.
Dada a especificidade da unidade curricular serão utilizados exemplos reais e atuais que contextualizem os conteúdos programáticos.
Deste modo procura-se estimular o trabalho autónomo dos estudantes e desenvolver os seus sentidos e pensamentos críticos sobre as questões que o envolvem, direta ou indiretamente.
Com estas metodologias crê-se uma boa execução dos conteúdos programáticos e como consequência a consecução com sucesso dos objetivos da unidade curricular.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico.
Esta unidade curricular tem uma natureza teórico-prática. Estão previstas 48 horas de contacto. A componente teórica desenvolve-se através de apresentações feitas pelo docente em sala de aula, complementada quando apropriado com outros elementos pedagógicos, que estimulem o interesse e participação dos alunos e a interação docente/discentes. A componente prática concretiza-se através de exercícios de aplicação a desenvolver na aula com a supervisão do docente e utilização de métodos interativos que fomentem a discussão de uma solução base e de possíveis alternativas.
Em suma, a metodologia de ensino e aprendizagem encontra-se consubstanciada nos princípios enumerados no modelo pedagógico de ensino do ISTEC Lisboa (Aprendizagem Significativa, Motivação, Orientação, Interação, inclusão e Aprendizagem Centrada no Estudante).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
A metodologia centrar-se-á na interatividade entre os vários agentes educativos, começando pelo docente e estendendo-se a todos os estudantes, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem de forma crítica e ativa. Com uma abordagem de debate e utilizando os documentos de apoio inerentes às temáticas abordadas, espera-se que exista uma forte motivação e participação por parte dos estudantes nas atividades a desenvolver. Assim, utilizando metodologias ativas em que o estudante controla a sua aprendizagem e participa diretamente nela, estamos em crer que poderemos atingir os objetivos propostos de uma forma mais eficiente e aprofundada.
Dada a especificidade da unidade curricular serão utilizados exemplos reais e atuais que contextualizem os conteúdos programáticos. Deste modo procura-se estimular o trabalho autónomo dos estudantes e desenvolver os seus sentidos e pensamentos críticos sobre as questões que o envolvem, direta ou indiretamente.
Com estas metodologias crê-se uma boa execução dos conteúdos programáticos e como consequência a consecução com sucesso dos objetivos da unidade curricular.
Bibliografia
Marques, J., Ferreira, P., Ribeiro, C., Veiga, L. & Rodrigues, R. (2012). Sistemas Operativos, 2ª Ed. FCA. ISBN: 978-972-722-756-3.
Rosa, A. (2018). Windows Server 2016 – Curso Completo. FCA. ISBN: 978-972-722-866-7.
Nemeth, E., Snyder, G., Hein, R., Whaley, B. & Mackin, D. (2018). Unix and Linux system Administration Handbook – Fifth Edition. FCA. ISBN: 978-0-13-427755-4.
LaCroix, J. (2018). Mastering Ubuntu Server: Master the art of deploying, configuring, managing, and troubleshooting Ubuntu Server 18.04, 2nd Edition. Packt Publishing Ltd. ISBN: 978-1788997560.
Petersen, R. (2020). Ubuntu 20.04 LTS Server: Administration and Reference. Surfing Turtle Press. ISBN-13: 978-1-949857-13-9.
Petersen, R. (2020). Ubuntu 20.04 LTS Desktop: Administration and Reference. Surfing Turtle Press. ISBN-13: 978-1-949857-11-5.
<strong>INTERNET:</strong>
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