Licenciatura
Engenharia Informática
Área Científica
Ciências Informáticas
Duração
Anual
Unidade Curricular
Estágio
ECTS
20
Horas de Contacto Teórico Práticas
120h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
1. Aplicar, em contexto real e de forma integrada e interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas diferentes componentes da formação;
2. Adequar e desenvolver hábitos de trabalho de acordo com a realidade de uma empresa.
3. Trabalhar em equipa, com elevado sentido ético e deontológico;
4. Identificar a estrutura funcional de uma empresa;
5. Identificar ineficiências nos sistemas e saber propor alterações para a otimização e melhorar o desempenho da mesma;
6. Selecionar sistemas, tecnologias e equipamentos adequados aos objetivos da empresa.
7. Desenvolver relatórios técnicos e de atividades;
8. Apresentar publicamente projetos informáticos ou de TI, produtos e tecnologias relacionados.
PROGRAMA
A componente de formação em contexto de trabalho realiza-se na modalidade de estágio numa entidade de acolhimento sedeada na região da Grande Lisboa. As mesmas são selecionadas tendo por base as parcerias já existentes e do conhecimento que o ISTEC tem das mesmas, seleção essa baseada em critérios de idoneidade bem como de adequabilidade da atividade da empresa aos conhecimentos adquiridos nesta licenciatura.
O programa de estudo específico da unidade curricular está condicionado à atividade económica e ao tipo da entidade acolhedora e selecionada por cada estudante, sendo elaborado um plano de trabalho individual, com o roteiro de atividades a desenvolver no período especificado para cada estudante e que constará do acordo/protocolo de estágio. O plano de trabalho que deverá ser assinado pelo estudante, pelo orientador designado pelo ISTEC e pelo orientador/monitor designado pela entidade de acolhimento antes do início do estágio.
Na componente de formação em contexto de trabalho o estudante será acompanhado por um docente nomeado pelo ISTEC e por um monitor a designar pela empresa onde se realiza a formação.
Deverá ser previamente elaborado e aceite por ambas as partes um plano do qual constem os objetivos a atingir com esta componente de formação, bem como quais as tarefas a desenvolver ao longo da mesma.
Todo o trabalho realizado na componente de formação em contexto de trabalho será objeto de avaliação final através de um relatório circunstanciado, a elaborar pelo aluno, o qual será objeto de uma análise conjunta pelo orientador indicado pela entidade de acolhimento e pelo orientador do ISTEC, de acordo com os critérios previamente fixados.
AVALIAÇÃO
Para a realização do projeto, existem aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. Privilegia-se a modalidade de orientação de tutoria e contatos de dispositivos de e-learning síncronos e assíncronos. Atendendo à especificidade desta Unidade Curricular, privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e o computador numa perspetiva de computer based learning.
As aulas assumirão um caráter teórico, o desenvolvimento do projeto mais de caráter prático, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento dos conceitos teóricos bem como das linguagens web referidas nos conteúdos programáticos e as ferramentas (software) de edição de código compatíveis com as mesmas.
Com efeito o estudante terá um papel central na sua aprendizagem sendo estimulada a sua participação que se pretende ativa ao longo da unidade.
A adoção desta metodologia implica, em alguns momentos, a distribuição dos estudantes por grupos de trabalho em dinâmicas de grupo e exercícios práticos de aplicação de conhecimentos.
AVALIAÇÃO Obrigatória:
1) Relatório do Tutor da Empresa;
2) Apresentação de um projeto escrito;
3) Avaliação por parte do Docente regente da Unidade.
BIBLIOGRAFIA
Bibliografia específica condicionada ao tipo de entidade acolhedora e às atividades desenvolvidas inerentes ao plano definido e à resolução dos diversos problemas encontrados ao longo da formação em contexto de trabalho.
Bibliografia indicada nas restantes unidades curriculares.
INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/