Licenciatura

Engenharia Multimédia

Área Científica

Matemática

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Estatística Descritiva

ECTS

4

Horas de Contacto

60h

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:

1. Compreender os conceitos fundamentais e os objetivos da estatística descritiva;
2. Saber organizar dados referentes, quer a variáveis estatísticas discretas, quer a variáveis estatísticas contínuas;
3. Saber calcular e interpretar as medidas de tendência central, de dispersão e de tendência não central;
4. Compreender, calcular e interpretar o índice de Gini e a curva de Lorenz;
5. Compreender o significado e saber calcular e interpretar índices simples e índices compostos;
6. Compreender o significado e saber calcular e interpretar a regressão e correlação lineares.

PROGRAMA

1. Introdução

1.1. Conceitos fundamentais

1.2. Etapas do método estatístico

2. Apresentação dos dados

2.1. Quadros

2.2. Gráficos

3. Frequências e distribuição de frequências

3.1. Distribuição de frequências de variáveis discretas

3.2. Distribuição de frequências de variáveis contínuas

3.3. Representação gráfica das distribuições de frequência

4. Medidas de localização

4.1. Medidas de tendência central

4.2. Medidas de tendência não central

5. Medidas de dispersão e de concentração

5.1. Medidas de dispersão

5.2. Comparação das medidas de dispersão

5.3. Medidas de concentração

6. Medidas de assimetria e curtose

6.1. Medidas de assimetria

6.2. Medidas de achatamento e curtose

7. Números Índices

7.1. Tipos e propriedades dos números índices

7.2. Índices agregados ou compostos

7.3. Manipulação de números índices

7.4. Deflação de séries cronológicas

8. Regressão e correlação

8.1. O modelo de regressão linear simples

8.2. Grau de associação entre variáveis

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

O objetivo 1 é atingido através dos pontos 1.1 e 1.2. Os pontos 2.1 e 2.2, 5.1 a 5.3 e 6.1 e 6.2 permitem atingir os objetivos 3 e 4. O objetivo 5 é atingido através dos pontos 7.1 a 7.4. Os pontos 8.1 e 8.2 permitem alcançar o objetivo 6.

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

Todas as aulas são de natureza teórico-prática. Estão previstas 60 horas de contato. O tempo total de trabalho do aluno corresponde a 108 horas. Os conceitos teóricos apresentados são
imediatamente seguidos de pequenos exercícios de aplicação, de complexidade crescente, para que os alunos possam compreender os conceitos e a sua utilidade prática.
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

A natureza teórico-prática das aulas possibilita, mediante a apresentação e resolução de problemas de progressiva complexidade permite que os alunos adquiram o conjunto de competências definidos como objetivos da unidade curricular.

BIBLIOGRAFIA:

Fundamental:

Reis, Elizabeth. Estatística Descritiva, Edições Sílabo.

Murteira, J. F. Bento; Análise exploratória de dados – Estatística Descritiva; McGraw-Hill, Lisboa

SPIEGEL, Murray, SRINIVASAN R. R. Alu e SCHILLER, John J.; Probabilidade e Estatística; Bookman

Complementar:

Guimarães, R. Cabral, José Sarsfield; Estatística, Verlag Dashöfer Portugal

Joaquim, Vítor; A Estatística Descritiva como Instrumento de Decisão; Edições Chambel, Lisboa.

Johnson, R. A. e Bhattacharyya, G. K.; Statistics: Principles and Methods; John Wiley & Sons, Inc.

Kazmier, Leonard J.; Estatística Aplicada à Economia e Administração, McGraw-Hill.

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/