Licenciatura

Engenharia Informática

Área Científica

Ciências Informáticas

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Gamificação

ECTS

6

Horas de Contacto Teórico Práticas

60h

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:

1. Entender os conceitos de motores de jogos;
2. Compreender como utilizar os motores de jogos;
3. Aprender a programar em função dos motores de jogos;
4. Aprender a criar vertical slices;
5. Compreender os princípios fundamentais da produção de jogos digitais.

PROGRAMA

1. Conceitos de motores jogo

2. Introdução ao Unity

3. Sprites e tilemaps

3.1. Importação de sprites
3.2. SpriteRenderer
3.3. Animação
3.4. Tilemaps

4. Introdução ao scripting

4.1. Noção de GameObject , Asset e Component
4.2. Ciclo de vida de um objeto
4.3. Sistema de referências
4.4. Prefabs

5. Métodos de Controlo

6. Física

6.1. Rigidbodies
6.2. Colliders e Triggers
6.3. Raycasting

7. Instanciação de objetos

8. Estudo de mecânicas simples

8.1. Movimento
8.2. Saltos
8.3. Inimigos
8.4. Disparos
8.5. Collectibles
8.6. Energia e vidas

9. Controlo de câmara

10. Interfaces de jogo

10.1. Princípios de GUI
10.2. Componentes básicos

11. Gestão de cenas

12. Efeitos especiais

13. Efeitos sonoros

13.1. Importação
13.2. Uso de áudio

14. Builds

15. Desenvolvimento de jogo de plataformas

15.1. Definição de conceito, mecânicas, level design e progressão
15.2. Integração de arte
15.3. Programação
15.4. Criação de Build final

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos (1 a 5) e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem os principais sistemas tecnológicos (1 e 2), os conceitos de gamificação e motores (4) e os princípios fundamentais programação para gamificação (5) que são absolutamente cruciais em qualquer produção de jogos digitais.

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

Esta UC inclui aulas teóricas e práticas e práticas laboratoriais. Os exemplos utilizados nesta unidade curricular servem o propósito de instruir os alunos sobre práticas implementadas e testadas na indústria.
Os alunos irão ter contacto com vídeos, apresentações e o próprio editor de modo a colocar em prática os conceitos lecionados.

Nesta unidade curricular a avaliação inclui os seguintes elementos:

  • Um projeto prático desenvolvido em grupo de 2-3 elementos (95%) , avaliado com três entregas ao longo do semestre;
    • Entrega 1: Conceito base do jogo, em formato pitching (25%);
    • Entrega 2: Protótipo de jogo jogável, mecânicas implementadas (25%);
    • Entrega 3: Jogo completo, com menus e instruções, e win/lose condition (50%).
  • As duas primeiras entregas têm nota mínima de 7 valores, a última entrega tem nota mínima de 10 valores. A parte de projetos pondera 50% da nota final em consideração com o Exame;
  •  Exame final (pondera 50% da nota final).

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Embora a unidade tenha uma importante componente teórica, procurar-se-á utilizar exemplos práticos dos conceitos abordados que permitam aos estudantes atingir os objetivos da aprendizagem propostos para a unidade curricular.
As competências cognitivas são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de exercícios. As competências práticas são dos trabalhos em grupo supervisionados. As competências de comunicação são adquiridas através de dinâmicas de grupo e das apresentações orais.
Esta unidade curricular funcionará em articulação com as Unidades de programação numa parte comum de ambos os programas.

BIBLIOGRAFIA

Fundamental:

A. Spanellis, (2021) “Transforming Society and Organizations through Gamification: From the Sustainable Development Goals to Inclusive Workplaces”, Palgrave.
B. Adamou, (2018) “Games and Gamification in Market Research”, BA.
D. Dowling, (2020) “The Gamification of Digital Journalism: Innovation in Journalistic Storytelling”, Dowling.
T. Beresford, (2020) “Infinite Gamification: Motivate your team until the end of time”, Bot Klin.

Complementar:

Y. Chou, (2015) “Actionable Gamification: Beyond Points, Badges and Leaderboards”, YKC.
B. Burke, (2014) “Gamify: How Gamification Motivates People to Do Extraordinary Things”, Routledge.
IBSON, J. (2014). Introduction to Game Design, Prototyping, and Development: From Concept to Playable Game with Unity and C#. Upper Saddle River, NJ: Addison-Wesley Professional. ISBN: 9780321933164
MENARD, M., & WAGSTAFF, B. (2014). Game Development with Unity (2nd ed.). Boston, MA: Cengage Learning PTR. ISBN: 9781305110540
S. Gudiksen, (2018) “Gamification for Business: Why Innovators and Changemakers Use Games to Break Down Silos, Drive Engagement and Build Trust”, Kogan.
TRISTEM, B., & GEIG, M. (2015). Unity Game Development in 24 Hours (2nd ed.). Indianapolis, IN: Sams Publishing. ISBN: 9780672337512

INTERNET:
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