Licenciatura
Engenharia Informática
Área Científica
Gestão
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Gestão Empresarial
ECTS
4
Horas de Contacto Teórico Práticas
60h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:
1. Conhecer a empresa enquanto organização social;
2. Compreender as principais tendências nos domínios das doutrinas, estruturas e culturas organizacionais;
3. Identificar os principais problemas, desafios e oportunidades no contexto empresarial;
4. Conhecer as técnicas, as ferramentas e os novos desenvolvimentos da gestão empresarial;
5. Identificar boas práticas no domínio da responsabilidade social e discorrer sobre o impacto das políticas públicas de apoio e promoção empresarial.
PROGRAMA
1. A gestão
1.1. Conceito, funções e níveis
1.2. O gestor e as tarefas e aptidões necessárias
1.3. Principais abordagens teóricas – as perspetivas estruturais, humana e integrativa
2. A empresa e o meio ambiente
2.1. A empresa como organização social
2.2. Objetivos, recursos e ambiente das empresas
2.3. Tipos de empresas
3. Planeamento
3.1. Missão e objetivos
3.2. Planos
3.3. Níveis de planeamento
3.4. Gestão por objetivos
3.5. Análise SWOT
3.6. Estratégias genéricas globais
3.7. Estratégias genéricas de áreas de negócios
4. Tomada de decisões
5. Organização, processo e estruturas
6. Motivação, liderança, comunicação e cultura da empresa
6.1. A motivação dos recursos humanos na gestão empresarial
6.2. Estilos de liderança e fatores que afetam a sua escolha
6.3. A comunicação e os efeitos das novas tecnologias
6.4. Relevância da cultura da empresa
7. Controlo
7.1. Processo
7.2. Tipos
7.3. Técnicas
8. Desenvolvimentos recentes da gestão empresarial
9. Políticas públicas de apoio e promoção empresarial
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
As empresas têm em regra objetivos naturais – a criação de lucro e a sua sobrevivência, mas, em boa verdade, contribuem para a satisfação das necessidades de bens e serviços da sociedade, criam emprego, aumentam o bem-estar dos indivíduos e das famílias e geram riqueza. Mas, enquanto organizações sociais, são influenciadas pelo contexto em que estão inseridas. Desde a sociedade em geral, aos acionistas, à concorrência, aos clientes, aos colaboradores, aos fornecedores, aos sindicatos, ao Estado, todos influenciam e/ou condicionam as organizações no desenvolvimento da sua missão, resultando daí o facto da gestão ser entendida como elemento fulcral do processo de desenvolvimento das organizações por estar na sua génese a capacitação para a obtenção dos melhores resultados.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
Esta unidade curricular tem uma natureza teórico-prática. Estão previstas 60 horas de contato. O tempo total de trabalho do aluno corresponde a 108 horas. Atendendo à especificidade desta unidade curricular, privilegiar-se-á uma metodologia expositivo e ativa em que o estudante terá um papel central na procura do conhecimento (aprendizagem ativa) incluindo exposição participativa, dinâmicas de grupo e exercícios de autoavaliação, bem como estudo de casos.
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
O modo de trabalho que se preconiza na unidade curricular centrado, quer em momentos de trabalho coletivo, quer de trabalho individualizado, visa contribuir para que o estudante desenvolva conhecimentos sólidos nos domínios da gestão empresarial.
Embora a unidade tenha uma importante componente teórica, procurar-se-á utilizar exemplos práticos dos conceitos abordados estudando exemplos positivos e negativos de gestão empresarial, realçando as caraterísticas das empresas de sucesso.
As competências são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de problemas, consubstanciados em atividades supervisionadas de modo a possibilitar igualmente o desenvolvimento de competências discursivas e comunicativas.
BIBLIOGRAFIA
Fundamental:
Barnard, C. (1948), Organization and Management. Harvard University Press
Ferreira, Manuel (2011), Gestão Empresarial + Casos de Estudo, Lidel, Lisboa.
Complementar:
Burns, T. e Stalker, G. M. (1961). The Management of Inovation. Londres
Champy, J. e Nohria, N., (1996). Fast Forward – The Best Ideas on Managing Business Change. HBS Press
European Commission (2002). Comunicado da Comissão relativa à Responsabilidade Social das Empresas
Drucker, P. (1985). Management, Tasks, Responsabilities and Practices. Harper & Row
Ferreira, M., Santos, J., et al. (2010). Gestão Empresarial. Manual Prático, Lidel
Firmino, M. Brazinha (2010). Gestão das Organizações, 4ª Ed. Escolar Editora
Mintzberg, Henry (1995). Estrutura e Dinâmica das Organizações. Lisboa, Dom Quixote
Simões, V. C., (1997). A Internacionalização das Empresas Industriais Portuguesas: Características e Perspectivas, Conselho Económico e Social, Fev.
INTERNET:
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