ISTEC

INNOVATHON | UN Ocean Conference Edition.

Pelo segundo ano, o ISTEC Lisboa esteve representado no INNOVATHON | UN Ocean Conference Edition, que decorreu nos dias 25 e 26 de junho na praia de carcavelos em Cascais e que contou com uma equipa multidisciplinar de alunos e professores da Instituição.

O INNOVATHON é uma maratona de tecnologia concebida e desenvolvida pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento e pela United Nations Global Compact, onde mais de 150 jovens de 30 nacionalidades, durante 24 horas, desenvolvem ideias para resolver problemas relacionados com os oceanos. Os desafios incidem em cinco temáticas principais: portos e transporte marítimo com zero emissões; comida oceânica saudável; energias renováveis oceânicas; mapeamento dos oceanos; e lixo marinho.
Durante as 24 horas da maratona as várias equipas serão acompanhadas por mentores e por especialistas nacionais e internacionais de diferentes áreas, nomeadamente do mundo empresarial, académico, organizações não governamentais e governantes, sendo que as melhores soluções serão acompanhadas, nos próximos 12 meses, por mentores internacionais de forma a apoiar a implementação dos conceitos propostos.

No segundo dia do INNOVATHON | UN Ocean Conference Edition, contámos com a presença do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, António GuterresPresidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, Ministra da Energia do Quénia, Monica Juma, enviado especial das Nações Unidas para os Oceanos, Peter Thomson e de Jason Mamoa, conhecido ator por papéis em produções como “Game of Thrones” ou “Aquaman”.