Licenciatura
Engenharia Informática
Área Científica
Eletrónica e Automação
Duração
Semestral
Unidade Curricular
Inteligência Artificial
ECTS
6
Horas de Contacto Teórico Práticas
60h
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:
1. Clarificar o conceito polissémico de Inteligência Artificial (IA) e a sua evolução, as características básicas, campos de aplicação e principais técnicas;
2. Analisar o que são agentes inteligentes e em que domínios são utilizados;
3. Conhecer os principais tipos e arquiteturas de agentes inteligentes;
4. Identificar os Sistemas Multiagente usados para resolver problemas das ciências sociais utilizando agentes inteligentes;
5. Conhecer os principais métodos da IA e saber utilizá-los na resolução de problemas;
6. Identificar os principais sistemas de representação e de engenharia do conhecimento;
7. Aplicar em exemplos concretos, mesmo que simples, técnicas de aprendizagem automática (Machine Learning – ML);
8. Conhecer o funcionamento genérico de Redes Neuronais;
9. Realizar projetos de trabalho em grupo que permitam desenvolver capacidades e atitudes de responsabilização, de solidariedade e de cooperação;
10. Utilizar, de forma criativa e crítica, conhecimentos, capacidades e atitudes na pesquisa de conceitos complexos relacionados com a IA e os vários domínios de aplicação, identificando técnicas e algoritmos que possam ser utilizados para a resolução de problemas concretos, integrando os conhecimentos adquiridos;
11. Manifestar abertura e curiosidade face à Inteligência Artificial, pesquisando os avanços contínuos nesta área, numa atitude de constante aprendizagem com integração de capacidades de saber fazer, atitudes e conhecimento.
PROGRAMA
1. Inteligência Artificial (IA)
1.1. IA: presente e futuro
1.2. Conceitos, Terminologia, Áreas de Aplicação e principais Técnicas
1.3. IA e Bioética
1.4. Indústria 4.0 e IoT
2. Agentes inteligentes
2.1. Definição de agente inteligente
2.2. Tipos de agentes e ambientes
2.3. Arquitetura de agentes BDI- escrever por extenso
2.4. Sistemas Multi-agente
3. Métodos de Resolução de Problemas
3.1. Exemplos de problemas e estratégias de pesquisa
3.2. Pesquisas com heurísticas e por tentativas (“backtracking”)
3.3. Algoritmos de pesquisa local e problemas de otimização
3.4. Computação evolucionária
3.5. Algoritmos genéticos (computação evolucionária)
4. Linguagens de Programação Python e Prolog para a resolução dos problemas
4.1. Uso de restrições na resolução de problemas
4.2. Aplicação em jogos
5. Engenharia de conhecimento
5.1. Definição de um sistema de representação
5.2. Estruturas de representação: regras de produção, redes associativas
5.3. Lógica de predicados
5.4. Modelo probabilístico e Teorema de Bayes
5.5. Fatores de certeza; lógica dos conjuntos difusos
5.6. Sistemas baseados em conhecimento
5.7. Sistemas periciais
5.8. Exemplos e aplicações
6. Machine Learning
6.1. Tipos de aprendizagem automática
6.2. Aprendizagem supervisionada e não supervisionada
6.3. Máquinas de vetores de suporte
6.4. Redes Neuronais
6.5. Princípios básicos
(“perceptron” e “back-propagation”)
6.6. Deep learning
7. Robótica
7.1. Hardware de robôs e perceção robótica
7.2. Planeamento do movimento
7.3. Arquiteturas de software para robótica
7.4. Domínios de aplicação
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Esta unidade curricular pretende introduzir conceitos específicos de área técnico-científica de inteligência artificial e em simultâneo realizar implementações práticas dos principais conceitos de forma a validar o objetivo que será alcançado através da aprendizagem. Com este principio de validação prática dos conceitos teóricos o docente pode sempre aplicar medidas corretivas.
Os conteúdos programáticos foram todos definidos em estrita articulação com os objetivos e competências a serem adquiridos pelos alunos. Os conteúdos programáticos incluem as principais temáticas científicas, em articulação com aquilo que tecnologicamente está a ser solicitado pelo mercado empresarial. Assim, partiu-se dos objetivos da unidade e utilizando padrões standard atuais da área, elaborou-se o conteúdo da unidade, ou seja, não foram elaborados autonomamente, mas complementarmente. Portanto, existe uma forte relação objetivo-conteúdo.
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
Atendendo à especificidade desta Unidade Curricular, privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e o computador numa perspetiva computer based learning.
As aulas assumirão um carácter teórico-prático, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento dos conceitos teóricos bem como da sua aplicação prática.
Com efeito o estudante terá um papel central na sua aprendizagem sendo estimulada a sua participação que se pretende ativa ao longo da unidade.
A adoção desta metodologia implica, em alguns momentos, a distribuição dos estudantes por grupos de trabalho em dinâmicas de grupo bem como realização constante de exercícios práticos de aplicação de conhecimentos.
Avaliação:
A avaliação será efetuada através de um exame escrito individual. Na classificação final, serão considerados elementos de avaliação contínua, tais como trabalhos (individuais ou em grupo).
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
O modo de trabalho que se preconiza na Unidade Curricular centrado, quer em momentos de trabalho individual, quer de trabalho coletivo, visa contribuir para que o estudante desenvolva conhecimentos sólidos na área da inteligência artificial.
Nesse sentido optou-se por metodologias de ensino centradas no estudante em que este tem um papel preponderante na sua aprendizagem permitindo, desde modo, dotar o estudante de ferramentas, mas, sobretudo, de capacidades de intervenção ativa. O computador será, sempre, um recurso presente nas aulas (que terão caráter teórico-prático) de modo que os estudantes tenham contacto com os conceitos anteriormente referidos colocando-os em prática com exemplos concretos de utilização.
Nesse sentido justificam-se metodologias de ensino que estimulem a participação ativa e que promovam competências de autonomia nos processos e desenvolvimentos tecnológicos nas áreas que operem ou venham a operar.
As competências são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de problemas consubstanciados em trabalhos supervisionados, que culminarão numa apresentação e discussão com os pares, no final da unidade curricular, que permitam o desenvolvimento de competências discursivas e comunicativas.
BIBLIOGRAFIA
Fundamental:
A. Artasenchez, (2020) “Artificial Intelligence with Python”, Packt.
A. Apadhyay, (2020) “Artificial Intelligence for Managers”, BPB, 2020.
P. Alessandro (2019) “Hands-On Artificial Intelligence for Cybersecurity”, Packt.
Proceedings of the International Conference on Artificial Intelligence and Computer Vision (AICV2021): 1377 (Advances in Intelligent Systems and Computing), Springer, 2020.
T. Taulli, (2019) “Artificial Intelligence Basics”, Apress, 2019.
Complementar:
Costa,E., & Simões, A. (2011). Inteligência artificial, 3ª Ed. FCA. ISBN: 972-722-269-2.
Domingos, P (2015). The Master Algorithm: How the Quest for the Ultimate Learning Machine Will Remake Our World. Basic Books. ISBN: 978-0465065707
Russell, S., & Norvig, P. (2002). Artificial intelligence: a Modern Approach. Prentice-Hall, Inc. ISBN: 978-0-13-207148-2.
S. Russel, (2010) “Artificial Intelligence: A Modern Approach”, Pearson.
S. Rout, (2019) “Artificial Intelligence Ethics and International Law: A Techno-Social Vision of Artificial”, BPB.
INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/