Licenciatura

Engenharia Multimédia

Área Científica

Ciências informáticas

Duração

Semestral

Unidade Curricular

Jogos e Realidade Virtual

ECTS

6

Horas de Contacto

60h

Objetivos da Aprendizagem

Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os alunos deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:

1. Conhecer as dinâmicas e mecânicas de um jogo de computador;
2. Aplicar técnicas multimédia para o desenho e desenvolvimento de jogos de computador;
3. Conhecer diferentes tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada;
4. Compreender a integração entre objetos virtuais e objetos do mundo real;
5. Desenvolver um projeto de um jogo de computador.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução aos jogos de computador

1.1. História dos jogos

1.2. Jogos digitais

1.3. Conceitos e mecânicas dos jogos

1.4. Áreas de negócio e de aplicação de jogos de computador

2. Desenho de jogos para computador

2.1. Storytelling e personagens

2.2. Desenvolvimento do ambiente gráfico e níveis

2.3. Interação com o utilizador e avaliação da experiência de jogo

3. Introdução à realidade virtual e realidade aumentada

3.1. Conceitos e Tecnologias de RV e RA.

3.2. Interação em Realidade Virtual

3.3. Desenvolvimento de cenários virtuais

3.4. Latência

3.5. Software para RV e RA.

4. Técnicas de realidade virtual e jogos digitais

4.1. Desenho de objetos 2D

4.2. Desenho de objetos 3D

4.3. Motor gráfico

4.4. Física de objetos

4.5. Colisões e oclusão

4.6. Inteligência artificial

5. Desenvolvimento de um jogo digital

5.1. Design, criação e programação de um jogo de computador

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

Nesta UC serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante conhecer as dinâmicas e mecânicas dos jogos de computador, bem como da realidade virtual e realidade aumentada. Nesse sentido, iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios aos jogos de computador (respondendo ao objetivo 1), seguindo-se por conceitos práticos de desenho de jogos para dar resposta ao objetivo 2. Posteriormente introduzir-se-ão conceitos teóricos e práticos de RV e RA, bem como a sua articulação com os jogos, dando resposta aos objetivos 3 e 4. Terminando com o desenvolvimento de um jogo digital (objetivo 5).

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

Atendendo à especificidade desta Unidade Curricular, privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e as ferramentas tecnológicas inerentes à UC, particularmente o computador, dada a sua relação com os conceitos da unidade curricular.
As aulas assumirão um carácter teórico-prático, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento dos conceitos teóricos bem como das tecnologias e técnicas para desenvolvimento de jogos de computador e ambientes virtuais. A adoção desta metodologia implica, em alguns momentos, a distribuição dos estudantes por grupos de trabalho em dinâmicas de grupo e exercícios práticos de aplicação de conhecimentos.
De acordo com o Regulamento de Funcionamento do ISTEC a avaliação é efetuada através de um exame escrito individual e obrigatório. Na classificação final, poderão ser considerados elementos de avaliação contínua, tais como testes, trabalhos individuais ou em grupo, assim como a participação nas aulas presenciais e em recursos de aprendizagem proporcionados por sistemas de e-learning.

DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS DE ENSINO E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

O modo de trabalho que se preconiza na Unidade Curricular centrado, quer em momentos de trabalho coletivo, quer de trabalho individualizado (maioritariamente), visa contribuir para que o estudante aprofunde os seus conhecimentos no domínio dos jogos de computador, realidade virtual e realidade aumentada, que culminem com o desenvolvimento de um projeto final.
Nesse sentido, justificam-se metodologias de ensino que estimulem o pensamento crítico e que orientem os estudantes na participação ativa e autónoma nos processos e desenvolvimentos tecnológicos e criativos na área que operem ou venham a operar.
Importa, assim, que as aulas tenham um caráter teórico-prático que garanta o conhecimento sustentado e a sua aplicação concreta em contextos práticos.
As competências são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de problemas consubstanciados em trabalhos supervisionados, que culminarão numa apresentação e discussão com os pares, no final da unidade curricular, que permitam o desenvolvimento de competências discursivas e comunicativas.
O modo de trabalho que se preconiza na Unidade Curricular centrado, quer em momentos de trabalho coletivo, quer de trabalho individualizado (maioritariamente), visa contribuir para que o estudante aprofunde os seus conhecimentos no domínio dos jogos de computador, realidade virtual e realidade aumentada, que culminem com o desenvolvimento de um projeto final.
Nesse sentido, justificam-se metodologias de ensino que estimulem o pensamento crítico e que orientem os estudantes na participação ativa e autónoma nos processos e desenvolvimentos tecnológicos e criativos na área que operem ou venham a operar.
Importa, assim, que as aulas tenham um caráter teórico-prático que garanta o conhecimento sustentado e a sua aplicação concreta em contextos práticos.
As competências são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de problemas consubstanciados em trabalhos supervisionados, que culminarão numa apresentação e discussão com os pares, no final da unidade curricular, que permitam o desenvolvimento de competências discursivas e comunicativas.

BIBLIOGRAFIA:

Fundamental:
Harrison Ferrone (2020) Learning C# by Developing Games with Unity 2020: An enjoyable and intuitive approach to getting started with C# programming and Unity, 5th Edition. Packt Publishing
Nicolas Alejandro Borromeo (2020) Hands-On Unity 2020 Game Development: Build, customize, and optimize professional games using Unity 2020 and C#. Packt Publishing
Jonathan Linowes (2020) Unity 2020 Virtual Reality Projects: Learn VR development by building immersive applications and games with Unity Packt Publishing
Simões, Alberto (2017). Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Unity. Lisboa: FCA

Complementar:
Azevedo, Eduardo (2005). Desenvolvimento de Jogos 3D e Aplicações em Realidade Virtual. Brasil: Campus.
Jerald, Jason (2016). The VR Book: human-centered design for virtual reality. New York: Association for Computing Machinery.
Martinho, Carlos; Prada, Rui & Santos, Pedro (2014). Design e Desenvolvimento de Jogos. Lisboa: FCA
Novak, Jeannie (2008). Game development essentials: an introduction. New York: Delmar Publishers
Todd Deborah (2007). Game design: from blue sky to green light. Massachusetts: A K Peters.
Stuart Rory (2001). The Design of Virtual Environments.

INTERNET:
Acesso a publicações da especialidade, gratuitamente, através da rede SPRINGER:
https://link.springer.com/